A loja do Pão de Açúcar São
Camilo, localizada em Cotia (SP), acaba de conquistar o certificado LEED
(Leadership in Energy and Environmental Design) como resultado das iniciativas
da GPA Malls & Properties para a adoção de diferenciais de sustentabilidade
em sua implantação. A empresa é responsável pela gestão dos ativos imobiliários
do Grupo Pão de Açúcar.
A GPA M&P já garantiu
certificação à terceira loja da bandeira, após a conquista da unidade da Vila
Clementino, em São Paulo (SP), e de Indaiatuba (SP) - primeira Loja Verde da
América Latina.
O LEED é reconhecido mundialmente
por promover uma série de orientações ambientais criadas pelo U.S. Green
Building Council, renomada instituição internacional para desenvolvimento de
construções verdes. O certificado avalia a adoção de critérios e procedimentos
para que um empreendimento seja desenvolvido por meio de métodos sustentáveis.
Entre os diferenciais da loja Pão
de Açúcar São Camilo estão tecnologias para garantir a redução do consumo de
energia, água, emissão de CO2 e a gestão de resíduos. A unidade possui
iluminação zenital (telhas translúcidas para entrada de luz natural), sistema
especial de resfriamento dos alimentos, recuperador de calor para aquecimento
da água dos banheiros, além de utilizar madeira certificada e tintas e colas
com baixa emissão de Compostos Orgânicos Voláteis.
Com as tecnologias sustentáveis
adotadas pela loja Pão de Açúcar São Camilo, a unidade garante redução de mais
de 50% no consumo de água potável e 15% de energia. Toda a execução da obra priorizou a
utilização de materiais de fornecedores regionais. Para os clientes, a loja
oferece bicicletário, Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, Programa
Caixa Verde, Coleta de Pilhas e Baterias e um ambiente com cultivo de vegetação
nativa.
“Com investimento de mais de
R$100 milhões para a implantação de lojas verdes, a GPA Malls & Properties
acredita nas práticas de sustentabilidade como um diferencial de negócios, que
traz resultados não só no relacionamento com os clientes, mas também no custo
de operação da loja, a partir da redução de consumo de energia, água e outros
benefícios”, explica Alexandre Vasconcellos, presidente da companhia. “Esta
estratégia está em linha com o compromisso que temos em promover o consumo
consciente e em contribuir para que as tecnologias sustentáveis ganhem maior
escala no Brasil”, completa o executivo.
Todas as novas lojas do Pão de
Açúcar adotam diferenciais de sustentabilidade em sua construção e operação.
Além das três unidades reconhecidas pelo LEED, outras quatro lojas estão em
processo de certificação.
Fonte: Ciclo Vivo