terça-feira, 7 de maio de 2013

Novo Papamóvel poderá ser movido a pedaladas



Quando ainda governava a Igreja Católica, o então Papa Bento XVI expressou o desejo de ter um Papamóvel menos agressivo ao meio ambiente. A Associação Ambiental de Transportes Britânica (ETA) ouviu o pedido do Sumo Pontífice e começou a desenvolver uma versão do veículo oficial movido a pedaladas. Há algumas semanas, o Papamóvel sustentável foi finalmente revelado ao mundo.

O Papa Francisco, que ficou conhecido por utilizar transportes públicos, como ônibus e metrô, poderá agora utilizar mais um veículo sustentável para se locomover nos eventos oficiais. O novo modelo de Papamóvel manterá sua cabine blindada tradicional, mas será movido pela força de uma ou mais bicicletas.

Projetado pelo designer Yannick Read, o novo Papamóvel poderá ter até quatro bikes acopladas ao veículo, além de um motor elétrico, que auxiliará na tração do carro. O transporte oficial do papa também terá placas fotovoltaicas na cobertura, que garantirão energia para o aparelho de ar condicionado e os holofotes interiores de baixa tensão.

A depender do uso ou não do motor elétrico, o Papamóvel poderá andar a uma velocidade superior a 60km/h. A estimativa é que o primeiro protótipo do projeto esteja pronto até meados de 2014 e custe £175 mil, aproximadamente R$ 550 mil.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário