sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mutirão São Paulo + limpa realiza ação de coleta e reciclagem de lixo



O objetivo do projeto é articular os responsáveis pelo descarte e coleta de lixo da região e fazer com que todos atuem e aprendam juntos. | Imagem: Divulgação

No próximo sábado (4), o Mutirão São Paulo + limpa chega ao Jardim Jaqueline, na região do Butantã. Nesse dia os moradores poderão participar da transformação do seu bairro, por meio de oficinas educacionais e atividades sobre sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem do lixo.

Localizado na altura do km 14 da Rodovia Raposo Tavares, o bairro possui um Ecoponto e a maior cooperativa de lixo da cidade – a Cooperativa Vira Lata. Apesar disso, a comunidade sofre um grave problema de lixo espalhado e depositado em diversos pontos viciados do bairro.

Com o intuito de conscientizar a população local, o Mutirão São Paulo + Limpa leva ao bairro uma ação de grande impacto social e ambiental: durante um dia, a comunidade poderá se beneficiar de atividades educacionais e ações práticas. Na programação estão desde oficinas lúdicas de leitura construção de brinquedos e instrumentos musicais com materiais recicláveis até um grande mutirão de limpeza pelas ruas e terrenos do bairro.

O objetivo do projeto é articular os responsáveis pelo descarte e coleta de lixo da região e fazer com que todos atuem e aprendam juntos. As oficinas educacionais cumprem, dessa forma, o papel de gerar entendimento e empoderamento sobre a questão de coleta seletiva e reciclagem. A separação do lixo de forma adequada diminui drasticamente o volume colocado para coleta doméstica - melhorando a situação no bairro.

Já o mutirão de limpeza mostra, na prática, o que fazer com o lixo produzido na região. Durante a programação, moradores, funcionários da prefeitura e voluntários farão a coleta de lixo; limpeza de córregos; retirada de entulho; operação Cata Bagulho; varrição; limpeza mecânica e manual dos córregos do bairro; corte de grama e retirada de mato alto. Para isso os voluntários e moradores contarão com o apoio de 80 garis, 15 caminhões, 16 agentes ambientais e máquinas carregadeiras para recolhimento de entulhos.

Todas as atividades fazem parte da programação do Mutirão São Paulo + limpa, promovido pela Globo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo - Subprefeitura do Butantã; Inova; Loga; labiES da Fundação Getúlio Vargas; Consultoria Júnior de Economia – FGV; Cooperativa Vira Lata; Secretaria do Verde e Meio Ambiente; Rede Social do Centro e Rede Butantã; ETEC – USP; Senac, FMU; Patrícia Secco e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Programação, das 9h às 14h:

- Mutirão de limpeza: coleta de lixo; retirada de entulho; operação Cata Bagulho; varrição; limpeza mecânica e manual dos córregos do bairro; corte de grama e retirada de mato alto.

- Oficina de brinquedos com resíduos

- Oficina de leitura

- Oficina de finanças pessoais com os colaboradores da Cooperativa

- Bateria do Bola de Neve

- Pintura de Rosto e recreação com crianças

- Construção de uma floreira no muro externo da igreja Assembleia de Deus (atual ponto viciado)

A participação nas atividades é livre e gratuita. A ação terá como ponto de encontro, o cruzamento das ruas Ferdinand Brokoff e Alessandro Bibiena, no Jardim Jaqueline. Neste mesmo local, um antigo ponto viciado de lixo dará lugar a uma floreira a ser construída pelos moradores.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário