segunda-feira, 27 de maio de 2013

IV Seminário “Água: Desafios para Conservação”



Nos dias 5 e 6 de junho o GEPURA – Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água, com o apoio da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura estará realizando o IV Seminário “Água: Desafios para Conservação”.

Com o objetivo de difundir e ampliaro conhecimento sobre recursos hídricos e seus devidos tipos de uso, o seminário contará com três mesas redondas. A primeira mesa abordará os impactos que o processo de urbanização vem causando nos recursos hídricos presente nas cidades e como o poder público estadual está atuando através de políticas públicas na recuperação e na preservação dos rios urbanos.A discussão será baseada no documentário “Entre Rios” que aborda a construção da cidade de São Paulo, as causasde grandes enchentes e alagamentos devido a impermeabilização do solo das cidades e, consequentemente, não permitindo que a água escoe até encontrar seu devido lugar, os rios e seus afluentes.

Na segunda mesa redonda será colocada em pautaà questão de saneamento básico, discutindo a situação do estado de São Paulo e em âmbito nacional, a interface da saúde pública em relação ao saneamento. A expectativa é que a discussão gire em torno de como que o saneamento básico, tratamento primordial nos dias atuais e mesmo assim precário em alguns lugares do país,interfere na saúde e no bem-estar da sociedade, principalmente em bairros carentes, que são mais prejudicados.Na terceira palestra dessa mesa redonda, a qualidade do saneamento básico na bacia do PCJ será abordada na participação do GAEMA – Grupo de Atuação Especial em Defesa do Meio Ambiente, que tem atuado na fiscalização da qualidade do saneamento e assim seja adequado as demandas atuais; e por fim um panorama do saneamento básico no Estado de São Paulo, cujo tratamento é o mais avançado do Brasil, mas que mesmo assim encontra-se com algumas necessidades reais de melhoria.

Na terceira e última mesa redonda, abordaremos assuntos relacionados a gestão dos recursos hídricos, abordando a gestão estratégica da água com um representante da ANA – Agência Nacional de Água. Será discutida a participação da sociedade civil na gestão das águase, finalmente, a gestão integrada da água na agricultura

Para mais informações acesse o site: http://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=32
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário