De olho no perfil do novo consumidor, mais crítico e atento
às atitudes das empresas, indústrias do setor de balas investem pesado em
programas ambientais e de responsabilidade social que geram benefícios para a
sociedade.
“Falar em inovação não se resume apenas à tecnologia,
projetos e produtos, inovar também é pensar em sustentabilidade”, afirma Osmar
Chaves, vice-presidente do setor de Balas da ABICAB (Associação Brasileira da
Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).
Para preservação do meio ambiente, a Docile implantou um
sistema de tratamento de efluentes, que trata 100% dos dejetos resultantes do
processo fabril, do refeitório e dos sanitários antes de serem descartados para
o meio ambiente. O efluente tratado é encaminhado, primeiramente, a uma lagoa
onde são criados peixes como indicativo da qualidade da água.
Já a Dori instalou na fábrica matriz um sistema de lavagem
de gases para caldeiras evitando a poluição do ar e proporcionando o tratamento
dos resíduos sólidos que são lançados no esgoto. A empresa possui geradores de
energia elétrica, suprindo 100% de suas necessidades, atendendo as emergências
e permitindo dispensar totalmente o uso de energia pública nos horários de
pico.
Bons exemplos de iniciativa social também não faltam. Um
deles é o Instituto Cory de Educação e Cultura (ICEC), localizado em Arceburgo
(MG), criado há 10 anos pela empresa Cory. O Instituto nasceu com a simples
ideia de ser uma creche e hoje é uma escola diferenciada, que vai além da
educação tradicional, voltada para formar cidadãos críticos e criativos.
Por meio da Mondelez Foundation, junto com a Inmed
Partnerships for Children e a Inmed Brasil, A Mondelez lançou em 2010 o
programa Ação Saudável em três estados do Brasil (Pernambuco, São Paulo e
Paraná) com um total de 439 escolas. O objetivo do programa é melhorar a saúde
e a qualidade de vida das crianças, famílias e da comunidade.
“O consumidor está mais seletivo e a cultura das boas
práticas ambientais está cada vez mais presente no seu dia a dia, podendo ser
fator determinante para a compra de um produto ou serviço. A indústria
brasileira deve abraçar esta causa que é também um desafio mundial”, ressalta
Chaves.
Fonte: CicloVivo