quinta-feira, 23 de maio de 2013

DIA DE CAMPO: MAIS DE 200 PARTICIPARAM DE EVENTO REALIZADO PELO SINDICATO RURAL EM PARCERIA COM A POLÍCIA AMBIENTAL



O Sindicato Rural de Penápolis (Sirp) em parceria com a Polícia Militar Ambiental promoveu, dia23/3, um dia de campo que funcionou como demonstrativo, na prática, do Novo Código Florestal. O evento aconteceu na Fazenda Santa Clara do Lageado, no Bairro Lageadinho. Mais de 200 pessoas participaram, atentas às orientações da equipe da Polícia Militar Ambiental, que aconteceram tanto em forma de uma mini palestra como a observação nos próprios locais referentes.




O Comandante da 1ª Cia Polícia Militar Ambiental de Birigui, Mozar Messias de Souza Filho, destacou que o tema á atual e que esse tipo de evento é importante para mobilizar os produtores rurais e permitir que ganhem mais segurança na execução de suas atividades, além de se prepararem já para futuras implementação que tenham de realizar.

Mozar também explicou que o produtor deve ter na Polícia um parceiro, e que não hesite em procurar esclarecer suas dúvidas. "O produtor deve procurar a base da polícia sempre que quiser e precisar, para sanar seus anseios", comentou.

Palestra e observação in loco
Durante a palestra, o 1º tenente da Polícia Militar Ambiental, Jeferson Valdemir Miranda esclareceu as principais dúvidas dos produtores rurais, explicando e exemplificando as mudanças ocorridas na Lei nº 12.651, de 25 de maios de 2012. ele explicou que o produtor hoje terá mais vantagens que le não tinha anteriormente com relação à área agrícola, que passou a ser maior. "o produtor ganhou um espaço a mais de terra para produzir mais", explicou.

Os participantes acompanharam o tenente num passeio pela propriedade rural que serviu como modelo e, conforme a explicação, tiraram suas dúvidas, sobretudo com relação à Área de Preservação Permanente (APP) e a Reserva Legal, principais dúvidas do produtores rurais. O produtor rural, João Bosco de Andrade, disse que já havia participado de uma palestra que explicou essas mudanças, mas que, na prática, a explicação foi muito mais esclarecedoras. Ela também destacou que o evento foi importante principalmente para as futuras gerações de produtores, parabenizando o evento realizado pelo Sirp.

Ana Paula de Araújo, consultora ambiental, também parabenizou a organização do evento e disse que a palestra foi bastante esclarecedoras, e que foi muito bem complementada pela parte prática. "foi muito bom conhecer e discutir as novas regras sobre a APP, que estão bem diferentes do antigo código", comentou.

O estudante do curso Técnico m Florestas, da Escola Técnica João Jorge Geraissate (Colégio Agrícola), Miguel Carlos de Oliveira, disse que ja tinha uma noção das mudanças no Código Florestal, mas que as observações de tenente foram muito importante.

Parceria
O Dia do Campo teve o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Associação dos Fornecedores de Cana, Norplan.

O Comandante Mozar Messias também destacou parceria com o sindicato, que trabalha como interlocutor entre a PM Ambiental e o produtor rural, possibilitando esse contato e facilitando a vida do produtor rural. O presidente do Sindicato Rural de Penápolis, Dr. João Castilho, agradeceu aos participantes e aos parceiros, em especial à Polícia e o diretor do Sirp, Pedro Marques Correa Filho, qu deceu à organização sua propriedade rural para que pudesse ser realizado o evento. O presidente também destacou a parceria com o SENAR, e afirmou o compromisso do sindicato em promover, cada vez mais, a classe do produtor rural.

Fonte: Jornal Rural 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário