terça-feira, 23 de abril de 2013

Região dos EUA já sofre com a poluição das águas por microplásticos



Imagem: noaa.gov

Situação é semelhante à do Giro do Pacífico Norte

O problema do microplástico não é exclusivo dos oceanos. Uma das localidades mais afetadas por esse perigoso poluente é a região dos Grandes Lagos, na fronteira entre o Canadá e os EUA, uma região extremamente industrializada.

O lago Eire, que fica na região dos estados de Nova York, Ohio e Pensilvânia, é o caso mais preocupante. Em pesquisa recente, foram encontradas concentrações de microplástico que variaram entre 1,5 mil e 1,7 milhões de partículas para cada 2,6 quilômetros quadrados, nível 24% mais alto do que é encontrado no Giro do Atlântico Norte, outra área extremamente poluída dos oceanos.

O microplástico causa não apenas a poluição do lago, mas também a intoxicação e possível morte de qualquer animal que entra em contato com a água, inclusive os seres humanos. Microplásticos têm a capacidade de absorver compostos químicos toxícos, como o mercúrio, encontrado em abundância na região, o que faz dele mais perigoso.

Trata-se, portanto de um problema mais recorrente e próximo. Por isso, é importante dar destino correto durante o descarte, não só de plástico, mas de todo tipo de produto.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre microplástico encontrado nas praias de Hong Kong (em inglês):



Fonte: eCycle
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário