O outdoor possui um tanque com capacidade para armazenar
cerca de 96 litros de água por dia
Imagine utilizar o poder de alcance da publicidade para
ajudar e alertar as pessoas sobre as questões ambientais. Substituir a mensagem
consumista dos outdoors por uma mais educativa e inovadora e que pode ser um
passo na redução de um problema sério que muitos países estão enfrentando: a
falta de água.
A Universidade de Tecnologia e Engenharia (UTEC) de Lima,
capital do Peru, em parceria com a agência de publicidade Mayo, desenvolveu um
outdoor que é capaz de gerar água potável a partir da umidade do ar. Essa ideia surgiu por necessidade, porque
mesmo com sua umidade atmosférica tendo médias em torno de 98%, a cidade é a
segunda maior do mundo situada em um deserto e tem um problema sério com
relação à falta de chuvas e à escassez de água potável.
O outdoor capta a umidade do ar e a leva para um filtro de
carbono, onde há o processo de condensação, que leva a água para um
reservatório. O mecanismo do outdoor realiza um sistema de osmose reversa e
conta com a ajuda de cinco máquinas e um sistema eletrônico especial. Após todo
esse processo, a água está pronta para ser consumida.
Esse tanque é capaz de armazenar 96 litros de água por dia.
Depois de reunida, essa água é distribuída por uma torneira instalada na base
da estrutura. A comunidade de Lima e os
turistas podem utilizar a água livremente.
Além de se tratar de uma campanha publicitária inovadora,
ela também incentiva jovens a se aproximarem de estudos científicos que possam
ser soluções para os problemas da realidade, já que a mensagem da peça fala
sobre a inovação tecnológica produzida pela universidade. Em três meses de
funcionamento, o outdoor já conseguiu gerar cerca de 9 mil litros de água.
A ideia dos criadores é de expandir o conceito desse outdoor
para outras cidades, vilarejos e, quem sabe, para o mundo todo e assim
conseguir amenizar a problemática da falta de água.
Veja o vídeo abaixo (em inglês) sobre o outdoor:
Imagens: Utec
Fonte: eCycle