quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os Quatro Pilares da Liderança Sustentável



O conceito de liderança sustentável, desenvolvido pelo professor Luiz Carlos Cabrera, em 2009, compreende a integração equilibrada dos vieses econômico, ambiental, social e cultural ao desenvolvimento de um empreendimento.

Esse tipo de liderança pode ser empregado na gestão de diferentes organizações como uma escola, uma empresa, uma cidade e até um país. Ela é fundamentada em medidas de longo prazo, que visam estabelecer o uso dos recursos ambientais para saciar as necessidades da geração atual, sem comprometer a satisfação das necessidades das próximas gerações.

Logo, o líder sustentável deve estabelecer uma relação direta entre a economia e o meio ambiente para que o seu empreendimento cresça no tempo certo, sem pular etapas e, principalmente, sem utilizar recursos ecológicos extras que possam comprometer a continuação do negócio no futuro.

Além disso, a liderança sustentável implica em proporcionar benefícios que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores como um bom ambiente de trabalho, a participação nos lucros, bancos de ideias com premiações e uma causa social, que poderá ser, por exemplo, a causa ambiental.

O líder sustentável também deve promover, por meio da comunicação corporativa integrada que envolve departamentos de marketing, assessorias de imprensa e relações humanas, uma cultura institucional que motive colaboradores, fornecedores e consumidores a tomarem atitudes sustentáveis em todo momento, dentro ou fora da organização.

Em uma corporação, esse gênero de liderança proporciona resultados como um maior aproveitamento das matérias-primas e do tempo de cada funcionário, o que gera mais lucros com menor impacto ambiental.

Já em um país, uma liderança sustentável é capaz de adaptar o emprego de recursos naturais como a água, as florestas e a terra cultivável para uso em longo prazo. Ela também melhora a distribuição de renda, a saúde e a educação das populações, e projeta essa cultura ecológica para o exterior, a fim de fomentar atividades turísticas e intercâmbios que a mantenham em movimento e em perpetuação.

Fonte: Atitudes Sustentáveis
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário