sexta-feira, 12 de abril de 2013

Luxo e lixo: uma união possível em eventos sustentáveis


Festa com reutilização de itens de decoração da aniversariante e painel feito de envelopes brancos que estavam esquecidos no fundo da gaveta
Fotos: Divulgação


Bolas, pratos, copos, embalagens de doces, sacolinhas. Todos estes itens descartáveis fazem parte de um típico cenário de uma festa. São centenas, quando não milhares, que no final acabam indo parar no lixo. 

Mas, como comemorar momentos especiais sem agredir o meio ambiente? A resposta está nos eventos sustentáveis.

A empresa carioca especializada em ornamentação de eventos sustentáveis, a Cortando o Sete, é um exemplo que é possível transformar eventos em aulas nada chatas de educação ambiental. Com apenas um ano de mercado, a idealizadora Mirella Santa Rosa, biomédica de formação, afirmou que mesmo ainda engatinhando já consegue expor bem o objetivo e diferencial da sua marca. Ela afirmou que o retorno é garantido, tanto financeiro quanto pessoal.

As festas organizadas pela Cortando o Sete, principalmente aniversários, não utilizam bolas ou bexigas de látex, já que estas viram lixo no final da festa. Além disso, são utilizadas flores da época, os doces são servidos em embalagens reutilizáveis e a decoração é marcada por reutilização de materiais. "Utilizamos do luxo ao lixo. Fazemos coisas lindas com uma simples caixa de papelão, lata de leite em pó, vidrinhos de conserva", contou.

Forminhas feitas com papel semente

Segundo Mirella, o destaque da sua marca está nos convites, lembrancinhas e forminhas feitos de papel semente, para que sejam plantados depois, e na Semente Mágica, que vem com palavras gravadas que ficam marcadas no caule da planta ao crescer. "Um ótimo jeito de encantar as crianças e fazê-las se encantar pela a Mãe Natureza", explicou a empresária.

Brigadeiro de colher servido em embalagem reutilizável

Ela contou ainda que um dos pontos importantes de uma festa sustentável é a possibilidade de educar os participantes sobre os benefícios da sustentabilidade. "Uma festa sustentável não é sinônimo de pobreza de detalhes ou de 'balela' para nos diferenciar no mercado, como já ouvi dizer. É claro que é um diferencial, mas prefiro dizer que é um ideal. Nós precisamos ter consciência de como nosso meio ambiente está sendo degradado a cada dia. Acredito que cada um pode fazer a sua parte em prol da educação ambiental".

Envelope em juta 100% natural e convite feito em papel semente


Não faltam dicas de como economizar recursos. "Nós damos várias dicas para todos que nos procuram, como fazer a festa de dia para que o consumo de energia seja menor", exemplificou.

Garrafinhas de água estão na moda, mas a empresa utiliza apenas a de eco PET, com PET proveniente da cana de açúcar

Para o futuro, Mirella explicou que tem o objetivo de resgatar as festas de antigamente. "Festas sem exageros, gastos absurdos, muitas das vezes feitas em casa, na garagem ou no quintal da vovó.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário