terça-feira, 23 de abril de 2013

Lixo é vendido como matéria-prima na internet



Foto: JMacPherson / Creative Commons


Boa parte dos resíduos que produzimos todos os dias é valiosa, já que é a fonte de produção de diversos negócios. Portanto, jogá-los fora sem enviar à reciclagem significa não só poluição ambiental, como desperdício enorme de material e dinheiro. Pensar que resíduos sólidos podem ser vendidos ajuda a valorizá-los. Agora, imagine que grande perda já que as empresas não pensam da mesma forma!

Para valorizar resíduos gerados por empresas brasileiras e promover seu reaproveitamento, a jovem empreendedora Mayura Okura, de 26 anos, fundadora da Maynis Negócios e Investimentos Sustentáveis criou a plataforma virtual B2Blue. Nela, indústrias e escritórios de qualquer atividade podem anunciar a venda de seu “lixo” e negociar compra e transporte com outras empresas que buscam matéria-prima para sua produção. A negociação e o pagamento são feitos online, por meio da plataforma.

A B2Blue também aceita anúncios de soluções de gerenciamento de resíduos sólidos, de produtos feitos com antigos resíduos e de “desafios” para encontrar a destinação correta ou o reaproveitamento de um tipo de material difícil de gerir. E as soluções sugeridas para produtos desta categoria – tais como inovações no modo de destiná-los, tratá-los ou reaproveitá-los – podem resultar em prêmios! A recompensa é oferecida a critério de cada empresa anunciante, em cada desafio.

A iniciativa de Mayura é um exemplo de como uma boa ideia pode ajudar a solucionar problemas ambientais que afetam todos nós, diariamente. E de que a internet pode ser uma aliada para conectar necesidades de diferentes pessoas, não só quanto a resíduos, mas também em transporte, serviços municipais ou voluntariado.

Fonte: Super Interessante
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