sexta-feira, 19 de abril de 2013

Chef Atala lança instituto em prol da culinária sustentável



Famoso no universo gastronômico do Brasil e do mundo, o chef de cozinha Alex Atala lança em São Paulo o Instituto Atá, que busca valorizar a culinária sustentável. A ideia é disseminar país afora o uso de ingredientes naturais pouco conhecidos que, além de resultarem em alimentos gostosos, são mais saudáveis para quem faz, para quem come e para quem produz a comida.

Nessa missão, Atala conta com a ajuda de outros nove amigos e especialistas, que integram a equipe do Instituto:

- o jornalista Roberto Smeraldi, fundador da ONG Amigos da Terra;
- o antropólogo Beto Ricardo, criador do Instituto Socioambiental (ISA);
- o empresário Maurício Amaro, cofundador do
Retratos do Gosto;
- o engenheiro de produção especializado em alimentos Georges Schnyder;
- o jornalista Ilan Kow;
- o publicitário Rafael Matesso;
- o empresário Ricardo Guimarães, fundador da Thymus Branding;
- o designer Rubens Kato e
- o fotógrafo Sergio Coimbra.

O Instituto foi lançado, oficialmente, na última segunda-feira (15), no restaurante Dalva e Dito, do próprio chef Atala. Na ocasião, ele anunciou algumas das iniciativas do projeto que visam disseminar a culinária sustentável. Entre elas:

- Retratos do Gosto, que busca aproximar chefs e produtores em prol do uso de ingredientes mais sustentáveis com alto potencial gastronômico;
- Servir Insetos, que incentiva o uso de insetos como a formiga saúva amazônica nas receitas culinárias;
- Pimenta Baniwa Jiquitaia, que procura introduzir no mercado a pimenta produzida pelas mulheres da tribo indígena Baniwa e
- Carne Sustentável, que defende o uso da carne produzida de forma sustentável.
A longo prazo, o Instituto Atá ainda pretende abordar mais profundamente outras questões relevantes para a gastronomia sustentável, como a oleodiversidade brasileira e a produção de alga para uso na culinária. Conheça mais sobre o projeto no site Instituto Atá.  

INFLUÊNCIA MUNDIAL

A semana ainda rendeu outras conquistas para Atala: o chef de cozinha brasileiro foi eleito, pela revista americana Time, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2013, graças ao trabalho que realiza para "moldar uma melhor cultura alimentar para a América Latina".

Além de Atala, apenas mais um brasileiro integra a lista da Time: o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que foi classificado pela revista como um pioneiro. Confira a relação completa das 100 pessoas mais influentes de 2013.

Fonte: Planeta Sustentável 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário