Modelos ecológicos que usam combustíveis alternativos
contribuiriam para reduzir as emissões de gases
Carros elétricos e movidos a combustíveis renováveis
pareciam coisa de ficção, mas começaram a sair do papel e agora possuem até
embasamento científico a respeito de sua necessidade de implementação. Pesquisa
americana divulgada em março de 2013 afirma que automóveis ecologicamente
corretos teriam o potencial de diminuir em mais de 10% a quantidade de emissões
de gases estufa e material particulado que os Estados Unidos proporciona à
atmosfera da Terra.
O uso desse tipo de veículo em deslocamentos diários (de
casa para o trabalho e vice-versa) pode reduzir em até 80% as emissões de
gases-estufa nos EUA até 2050. Os caminhões de pequeno porte e os carros
particulares são apontados como os responsáveis por aproximadamente 17% das
emissões nacionais de gases-estufa, afirma o estudo.
A pesquisa, realizada pela Academia Nacional de Ciências dosEUA (NAS, na sigla em inglês) prevê automóveis mais leves com design
aerodinâmico e tecnologias muito mais eficientes do que as atuais, combinadas
com fontes alternativas de energia, como eletricidade e biocombustíveis. Esses
carros serão capazes de circular 42,5 quilômetros com um litro de combustível.
As alternativas de maior potencial para abastecer os novos automóveis são
produzidas com biomassa lignocelulósica, ou seja, combustível produzido por
meio de resíduos de madeira, palha de trigo e milho. Etanol e outros tipos de
biodiesel também terão grande espaço no mercado.
Modelos e custo
Os veículos examinados foram os modelos elétricos movidos a
bateria e que já estão no mercado, como o Chevrolet Volt, e o Toyota Prius,
assim como os híbridos, elétricos e movidos a pilha de hidrogênio, como o
Mercedes F-cell, cujo lançamento ao mercado está previsto para 2014.
Embora sejam muito mais caros do que os convencionais, os
benefícios a longo prazo dos veículos verdes são maiores do que os custos
iniciais. Segundo a NAS, os valores dos automóveis permanecerão altos por pelo
menos uma década, fato que poderia desestimular muitos consumidores.
Ainda assim, a pesquisa da Academia Nacional de Ciências
atestou que os benefícios para a sociedade em termos de economia de energia,
melhores veículos, redução de consumo de petróleo e baixa das emissões de gases
de efeito estufa seriam "muito maiores do que os custos projetados".
As metas estabelecidas serão "difíceis mas não
impossíveis de cumprir", desde que se orientem por fortes políticas
públicas, afirma a pesquisa, financiada pelo setor de energias renováveis do
Departamento de Energia dos EUA.
Fonte: eCycle