O projeto Sinal Livre será levado para cinco cidades-sede do
evento e a partir de 2014 ele se estenderá para mais cinco cidades. | Foto:
Washington Area Bicyclist Association/Flickr
Melhorar a mobilidade e locomoção nos centros urbanos é um
dos maiores desafios do mundo contemporâneo. Com o objetivo de amenizar o
problema, a Liberty Seguros acaba de lançar o projeto Sinal Livre – Andar com
responsabilidade é andar seguro.
O projeto contém ações que visam melhorar a mobilidade
verde, estimulando a escolha de meios de locomoção que causem menor impacto ao
meio ambiente; facilitar a fluidez, reforçando o respeito de todos dentro dos
espaços de deslocamento nos grandes centros urbanos; e garantir a segurança no
trânsito, trabalhando efetivamente na prevenção dos acidentes.
Além disso, o programa contempla questões tangentes ao
comportamento individual, seja do motorista no trânsito, do pedestre, dos
ciclistas, motociclistas ou dos usuários de transporte público.
Inicialmente a Liberty Seguros, seguradora Oficial da Copa
do Mundo da FIFA 2014™, levará o Sinal Livre para cinco cidades-sede do evento
(São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador), a partir de
2014 o projeto se estende para mais cinco cidades.
O foco inicial da ação será em comunidades ao redor dos
estádios, contando com parcerias de ONGs e jovens das regiões, que serão
agentes voluntários e protagonistas da mudança de comportamento no trânsito.
“Os moradores têm conhecimento da problemática do seu bairro e, com nosso
apoio, terá ferramentas para promover atitudes que influenciem na melhora da
mobilidade urbana do local”, comenta Adriana Gomes, diretora de marketing da
Liberty Seguros.
Dentro da iniciativa, a seguradora terá o papel de: educar
jovens de escolas na comunidade ao redor dos estádios e oferecer a eles uma
formação para que se tornem multiplicadores das atitudes positivas; engajar a
população e torcedores durante os jogos da Copa das Confederações FIFA 2013 e
Copa do Mundo da FIFA 2014™; influenciar políticas públicas promovendo a troca
de informações entre as comunidades ao redor dos estádios e entidades
responsáveis pela mobilidade urbana local; e reconhecer boas práticas por meio
do lançamento do Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana para incentivar projetos
na área.
No site do projeto há o “Banco de Boas Práticas”, com
materiais produzidos pelos jovens das comunidades, cursos de ensino à
distância, conteúdos especiais para cada agente que compõe a mobilidade urbana
em uma cidade, como ciclistas, pedestres, motoristas, taxistas etc.
A adoção da causa está em linha com a missão da Liberty
Seguros, que é ajudar as pessoas a viverem de forma mais segura e tranquila,
além de trabalhar com uma problemática atual que afeta a todos os brasileiros,
principalmente os que moram em grandes centros urbanos.
Assista ao vídeo institucional do manifesto do projeto:
Fonte: CicloVivo