sexta-feira, 8 de março de 2013

Oficina de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico


A oficina é dirigida a gestores e técnicos do setor de saneamento básico da Funasa e de municípios com até 50.000 habitantes; associados da Assemae; ocupante de cargo público municipal ou do Distrito Federal com papel de decisão na área do curso; técnicos de municípios que receberam recursos federais sobre o tema; gestores de órgãos públicos federais, estaduais, regionais e municipais; integrantes de movimentos sociais e catadores de materiais recicláveis; membros de ONGs; membros de universidades e profissionais liberais.
Será realizada de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, com um total de 32 horas/aula, no horário de 8 às 18 horas, sendo que na segunda-feira a oficina terá início às 14 horas, com abertura às 13h30 e, na sexta-feira, será concluído às 12 horas.
  
A Funasa e a Assemae conferirão certificado aos participantes.
 
Para participar da oficina é necessária realizar a pré-inscrição que pode ser feita no site www.planosmunicipais.org.br. - A OFICINA É GRATUITA.

A PRÓXIMA OFICINA OCORRERÁ EM JABOTICABAL  - 1 a 5 DE ABRIL em mais outras duas em BAURU - 17 a 21 de junho e em CAMPINAS de 21 a 25 de Outubro.
Na oficina, serão apresentados estudos dos aspectos legais da política e do plano municipal de saneamento básico, das metodologias de planejamento estratégico, comunicação e mobilização social, elaboração, aprovação, implantação e revisão do plano municipal. Será feita discussão sobre a necessidade da interação entre as demais políticas do município e dos planos diretores, de habitação e outros.



Os participantes também receberão orientações sobre a formação dos grupos de trabalho - comitê de coordenação e comitê executivo; plano de mobilização social; diagnóstico técnico-participativo dos quatro componentes do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana; prospectiva e planejamento estratégico para o setor de saneamento no município; programas, projetos e ações para alcance do cenário de referência; plano de execução; experiências de planos municipais de saneamento básico; processo de comunicação permanente; sistema de informações para auxílio à tomada de decisão; indicadores de desempenho do plano municipal de saneamento básico; regulação dos serviços de saneamento; e terão acesso à bibliografia de referência em mídia eletrônica. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário