sexta-feira, 1 de março de 2013

Estônia tem primeira rede de recarga de elétricos



Foto: Divulgação

Em um momento de elevação dramática nas emissões de gases de efeito estufa e de maciços investimentos em combustíveis fósseis, a Estônia deu um passo notável rumo a adoção de tecnologias limpas. Esse pequeno país báltico é o primeiro do mundo a implementar uma rede nacional de recarga de carros elétricos.

A instalação de 165 estações de recarga rápidas, que começou no verão de 2012 e foi finalizada na semana passada, vai atender a uma frota de 650 veículos movidos a eletricidade no país. As estações estão estrategicamente distribuídas ao longo das estradas entre as cidades a uma distância de 40 a 60 km.

Os motoristas poderão recarregar até 90% da bateria do carro em menos de 30 minutos, pagando entre 2,5 e 5 euros por carga. Na prática, dependendo do modelo, uma única carga permite rodar até 140km ao custo de 13 reais.

Com a rede de carregadores rápidos, os usuários não precisam se preocupar com a falta de energia durante suas viagens e também poderão contar com um sistema de pagamento nacional unificado.

A expectativa do governo estoniano é que, com essa estrutura, mais pessoas optem por veículos elétricos, menos poluentes que os modelos tradicionais.

INCENTIVO EXTRA

Além de ter uma rede nacional de carregamento rápido, a Estônia promove uma rápida implantação de veículos elétricos fornecendo apoio direto aos indivíduos e empresas privadas, com incentivos que podem chegar a 50% do preço total de compra do carro elétrico. Novos proprietários de modelos ecológicos também podem solicitar um suporte de mil euros para a criação de um sistema recarga em casa.


Fonte: Planeta Sustentável


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário