sexta-feira, 22 de março de 2013

Escoceses criam jeans de fibra de madeira que reduz consumo de água



O novo jeans emite quantidades bem menores de carbono na atmosfera e sua fabricação ainda poupa boa parte da água que seria usada na confecção da versão comum. | Foto: Divulgação

Pesquisadores escoceses desenvolveram um novo tipo de jeans, feito a partir de fibra de madeira de eucalipto. Batizado de Tencel, o tecido que substitui o algodão é produzido de maneira simples, dispensando produtos químicos nocivos à saúde e diminuindo o uso de água e energia.

A nova matéria-prima do jeans vem sendo aprimorada na Escola de Têxteis e Design da Universidade Heriot-Watt, na Escócia. Ellams Dawn, coordenadora dos estudos, revela que o novo método de produção pode reduzir significativamente as emissões de carbono na indústria internacional de roupas, e ainda poupar boa parte da água que seria usada na confecção da versão comum.

Por ser produzido com fibras de eucalipto, o Tencel é mais sustentável e tem rendimento dez vezes maior que o algodão. Além disso, os pés de eucalipto dispensam o uso de pesticidas, irrigação artificial e seus genes não passam por manipulação, ao contrário do algodão, muitas vezes cultivado sob influência de agrotóxicos.

Por enquanto, Ellams e sua equipe reúnem esforços para aprimorar e popularizar a nova técnica, que ainda é mais cara que a confecção de tecidos por meio do algodão. Mesmo assim, a pesquisadora da Universidade Heriot-Watt vem empenhando esforços para produzir a primeira coleção de jeans de fibra de madeira de eucalipto.

Com informações da Universidade Heriot-Watt.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário