Além de reduzir o impacto ambiental de seus negócios, muitas
marcas buscam engajar o consumidor usando as redes sociais e outros meios
online; Índice lista quem se sai melhor
Cada vez mais empresas recorrem às redes sociais a fim de
espalhar suas iniciativas "verdes" para investidores, funcionários,
mídia, ONGs e consumidores em geral. É o que revela o novo relatório
SMI-Wizness Social Media Sustainability Index 2012, que lista as 100 companhias
que tiram o melhor proveito das mídias para comunicar seus esforços nessa
seara.
Essa nova mentalidade é motivada por uma realidade simples:
a sustentabilidade não é apenas de interesse para o negócio, mas para o público
em geral, ressalta o estudo. De acordo com o relatório, em 2012, o Facebook foi
o canal de mídia social mais usado para comunicação da sustentabilidade
corporativa - 87% das empresas têm perfil na rede.
Em seguida aparece o Twitter, com 86% de participação. Já os
blogs de sustentabilidade superaram o uso de vídeos no YouTube. Enquanto o
Pinterest foi o novo favorito de 15 empresas, o pioneirismo no Google+ ficou
por conta da Cisco, a única das 100 companias que marca presença nessa rede,
segundo o estudo. Outra tendência verificada inclui a publicação online dos
relatórios de sustentabilidade e criação de revistas digitais.
"As empresas que possuem estratégias, serviços e
produtos que demonstrem os seus compromissos com a responsabilidade ambiental e
social têm, naturalmente, a melhor história para contar", diz o relatório.
"O desafio é usar as mídias para espalhar de forma transparente e
autêntica essas ações".
Para classificação das 100 empresas foram levados em conta
alguns pontos, como quantas vezes as marcas publicam e atualizam seus canais,
se permitem comentários e como respondem a eles, e o quão relevante são as
informações postadas para a comunidade. Veja na tabela a seguir quem está se
saindo melhor:
Fonte: Planeta Sustentável