terça-feira, 5 de março de 2013

Empresas que melhor promovem sustentabilidade nas redes



Além de reduzir o impacto ambiental de seus negócios, muitas marcas buscam engajar o consumidor usando as redes sociais e outros meios online; Índice lista quem se sai melhor

Cada vez mais empresas recorrem às redes sociais a fim de espalhar suas iniciativas "verdes" para investidores, funcionários, mídia, ONGs e consumidores em geral. É o que revela o novo relatório SMI-Wizness Social Media Sustainability Index 2012, que lista as 100 companhias que tiram o melhor proveito das mídias para comunicar seus esforços nessa seara.

Essa nova mentalidade é motivada por uma realidade simples: a sustentabilidade não é apenas de interesse para o negócio, mas para o público em geral, ressalta o estudo. De acordo com o relatório, em 2012, o Facebook foi o canal de mídia social mais usado para comunicação da sustentabilidade corporativa - 87% das empresas têm perfil na rede.

Em seguida aparece o Twitter, com 86% de participação. Já os blogs de sustentabilidade superaram o uso de vídeos no YouTube. Enquanto o Pinterest foi o novo favorito de 15 empresas, o pioneirismo no Google+ ficou por conta da Cisco, a única das 100 companias que marca presença nessa rede, segundo o estudo. Outra tendência verificada inclui a publicação online dos relatórios de sustentabilidade e criação de revistas digitais.

"As empresas que possuem estratégias, serviços e produtos que demonstrem os seus compromissos com a responsabilidade ambiental e social têm, naturalmente, a melhor história para contar", diz o relatório. "O desafio é usar as mídias para espalhar de forma transparente e autêntica essas ações".

Para classificação das 100 empresas foram levados em conta alguns pontos, como quantas vezes as marcas publicam e atualizam seus canais, se permitem comentários e como respondem a eles, e o quão relevante são as informações postadas para a comunidade. Veja na tabela a seguir quem está se saindo melhor:


Fonte: Planeta Sustentável
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