Já parou para pensar sobre a
quantidade de embalagens de produtos que descartamos diariamente? Todos os anos
jogamos toneladas de resíduos de embalagens no lixo. A solução para este
problema está nos três “Rs”, afinal de contas, quando reduzimos, reutilizamos e
reciclamos, a tendência é diminuir esse volume mais e mais.
Novos conceitos de embalagens
também são uma alternativa, a exemplo das ideias do designer norte-americano
Aaron Mickelson, que desenvolveu embalagens que não vão para o lixo, uma vez
que esta se transforma no produto em si.
O projeto fez parte da tese de
mestrado de Mickelson. Segundo ele, a ideia surgiu quando se perguntou: será
que podemos eliminar completamente os resíduos? Foi então que ele desenvolveu
uma série de protótipos a partir de marcas muito utilizadas e conhecidas nos
Estados Unidos.
Um exemplo é a do sabão em pó
PODs da Tide. A marca utiliza uma embalagem grande com sabão. A ideia do
designer foi criar um pacote com sachês de sabão costurados que vão para a
lavagem dentro da própria embalagem, já que ela é solúvel, assim como a tinta
de impressão do pacote. Os consumidores destacam cada POD e usa um por um, sem
gerar resíduos.
O mesmo conceito ele utilizou nas
embalagens de sabonete da marca Nívea. O pacote é produzido em um papel-séptico
que se dissolve ao entrar em contato com a água.
No caso dos sacos de lixo Glad,
os sacos são embalados em um rolo, com a etiqueta impressa no exterior. O
utilizador puxa cada saco para fora a partir do centro, até que reste apenas o
saco exterior, por sua vez também
utilizado como saco de lixo.
Apesar dos protótipos
representarem boas ideias, Mickelson afirmou ao site Inhabitat que, até agora,
nenhuma das marcas incluídas em seu projeto "estendeu a mão" para
ele. "As empresas só vão querer reduzir definitivamente o impacto de suas embalagens
quando os seus consumidores exigirem", concluiu.
Fonte: Ecodesenvolvimento.org