quinta-feira, 7 de março de 2013

Designer cria embalagem que se torna o próprio produto



Já parou para pensar sobre a quantidade de embalagens de produtos que descartamos diariamente? Todos os anos jogamos toneladas de resíduos de embalagens no lixo. A solução para este problema está nos três “Rs”, afinal de contas, quando reduzimos, reutilizamos e reciclamos, a tendência é diminuir esse volume mais e mais.

Novos conceitos de embalagens também são uma alternativa, a exemplo das ideias do designer norte-americano Aaron Mickelson, que desenvolveu embalagens que não vão para o lixo, uma vez que esta se transforma no produto em si.

O projeto fez parte da tese de mestrado de Mickelson. Segundo ele, a ideia surgiu quando se perguntou: será que podemos eliminar completamente os resíduos? Foi então que ele desenvolveu uma série de protótipos a partir de marcas muito utilizadas e conhecidas nos Estados Unidos.

Um exemplo é a do sabão em pó PODs da Tide. A marca utiliza uma embalagem grande com sabão. A ideia do designer foi criar um pacote com sachês de sabão costurados que vão para a lavagem dentro da própria embalagem, já que ela é solúvel, assim como a tinta de impressão do pacote. Os consumidores destacam cada POD e usa um por um, sem gerar resíduos.



O mesmo conceito ele utilizou nas embalagens de sabonete da marca Nívea. O pacote é produzido em um papel-séptico que se dissolve ao entrar em contato com a água.



No caso dos sacos de lixo Glad, os sacos são embalados em um rolo, com a etiqueta impressa no exterior. O utilizador puxa cada saco para fora a partir do centro, até que reste apenas o saco exterior,  por sua vez também utilizado como saco de lixo.


Apesar dos protótipos representarem boas ideias, Mickelson afirmou ao site Inhabitat que, até agora, nenhuma das marcas incluídas em seu projeto "estendeu a mão" para ele. "As empresas só vão querer reduzir definitivamente o impacto de suas embalagens quando os seus consumidores exigirem", concluiu.

Fonte: Ecodesenvolvimento.org 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário