sexta-feira, 1 de março de 2013

Cientistas do MIT desenvolvem placa solar transparente para tablets


Um novo captador solar promete revolucionar e facilitar ainda mais a vida de quem não vive sem seus gadgets. O protótipo criado por cientistas do MIT utiliza placas solares transparentes que podem ser instaladas nas telas dos tablets.

O invento, chamado de Obiquitious, consegue captar os raios ultravioletas e infravermelhos. A energia já é automaticamente transformada em eletricidade para manter os aparelhos em funcionamento. O grande diferencial deste para os outros modelos é que o sistema pode ser instalado na tela e ainda assim permitir que ele permaneça em uso.

As células fotovoltaicas tradicionais captam a luz na porção visível do espectro, isso faz com que seja impossível elas serem transparentes. No entanto, a Ubiquitous é feita em várias camadas orgânicas, colocadas uma a uma na tela de um tablet, assim é possível ver através da estrutura, conforme explicado por Miles Barr, presidente e diretor de tecnologia da Ubiquitous Energy.

A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento. Os resultados até o momento são de eficiência energética em 2% e transparência e visibilidade em 70%. No entanto, os cientistas esperam tornar a tecnologia ainda mais eficiente.

O grupo não tem previsão de data para o início da comercialização do equipamento e também ainda não divulgou as projeções quanto ao custo da tecnologia ao consumidor final.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário