terça-feira, 19 de março de 2013

Bicicleta que "respira" filtra ar poluído com a força das pedaladas


Gerador de 5 mil volts e filtro caseiro realizam processo de purificação


A poluição é um problema considerável em metrópoles, como Nova Deli, na Índia, São Paulo, Teerã (capital do Irã). No caso da China, a questão é ainda mais grave. Com a maior população do mundo e um grande crescimento econômico, diversas cidades do país acabam apresentando níveis de poluição exorbitantes. A capital Pequim chegou até a cancelar voos por conta da baixa visibilidade para os operadores aéreos.

Esse tipo de problema não se resolve com soluções pontuais, mas para tentar amenizar um pouco a questão, o designer Matt Hope, formado em engenharia mecânica, desenvolveu a “Breathing Bike”, uma bicicleta anti-poluição que "respira", limpando o ar para o usuário da magrela.

O processo de limpeza do ar se dá devido a um sistema de filtragem eletromecânica, em que o movimento dos pedais gera energia para abastecer um gerador de 5 mil volts preso na roda de trás da bike. Esse gerador cria eletricidade que passa para o filtro de ar caseiro, instalado atrás do selim em conjunto com uma cestinha de lixo. É justamente esse mecanismo que faz com que as partículas da sujeira sejam carregadas positivamente para um cone de metal, localizado no interior do filtro. De lá, o ar filtrado passa por uma mangueira que está ligada a um capacete (um modelo de avião de caça adaptado à bike).


O projeto é experimental e ainda necessita de vários ajustes para começar a ser produzido em série e vendido. O maior risco se dá em dias de chuva. O gerador pode ser perigoso para o usuário, pois pode causar choques. Sem contar que diversos eletrodos ficam expostos.

  
Confira o vídeo abaixo (em inglês) do autor explicando seu projeto:




Imagens: TrendHuntert

Fonte: eCycle
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário