Além do já consagrado e
totalmente elétrico Nissan Leaf, a marca nipônica exibiu em Genebra o conceito
Resonance, que representa a tendência de design dos seus crossovers.
Apresentado pela primeira vez no
salão de Detroit, em janeiro deste ano, o carro conta com tração integral e
eficiente trem de força híbrido-elétrico, que inclui o sistema “um motor, duas
embreagens” criado pela Nissan. Ele combina um pequeno propulsor a combustão
interno com outro elétrico de íon-lítio e um avançado programa de gerenciamento.
Grande estrela do evento, o
LaFerrari é o primeiro híbrido da marca do cavalinho rampante. Essa super
máquina terá produção limitada a 499 unidades, que, acredite, já foram todas
vendidas, por US$1,3 milhão, cada. O motor foi desenvolvido com tecnologia
híbrida Hy-Kers, uma propulsão híbrida inspirada na Fórmula 1, que faz o motor
elétrico auxiliar a unidade a gasolina.
De acordo com a Ferrari, o carro
tem velocidade máxima de 350 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em menos de três
segundos. O propulsor a combustão V12 de 6,3 litros desenvolve até 800 cavalos
de potência a 9.250 rpm. Complementado pelo motor elétrico, de 163 cv, o
LaFerrari tem uma potência total de 963cv.
A fim de mostrar a sua visão de
futuro da tecnologia e do design de seus crossovers, a Subaru chegou ao salão
de Genebra com o super híbrido Viziv. Ainda um protótipo, o modelo traz sob o
capô um motor diesel boxer 2.0 e um elétrico dianteiro.
De saída, o motor arranca com
energia elétrica e depois ativa o diesel para velocidades mais elevadas. Um
ponto alto é o design futurista, com portas que abrem em tesoura.
Um dos modelos de visual mais
curioso é o conceito híbrido Kia Provo, um crossover com toque de esportivo do
futuro. O carro de três portas e janelas estreitas tem carroçaria feita de
fibra de carbono e luzes LED nos farois da frente. A motorização híbrida
combina um motor 1.6 T-GDi Turbo com 204 cv, associado a dois motores elétricos
de 45 cv.
A Infiniti, marca de veículos
premium da Nissan, exibiu em Genebra uma máquina que une o conforto luxo e a
alta tecnologia. Trata-se do híbrido Infiniti 550, sedã esportivo que combina
um motor V6 de 3.5 litros a gasolina e um motor elétrico de 68cv, que
produzirão em conjunto 360cv de potência.
Do pacote tecnológico,
destacam-se um sistema que diminui a vibração do volante, garantindo mais
precisão e controle ao condutor, além de painel de navegação com duas telas
touch (Infiniti Intelligent Key) e contato com as redes sociais (Infiniti
Connection).
A montadora alemã levou um modelo
de formas audaciosas e desempenho de botar inveja. Trata-se do híbrido plug-in
XL1, que chega com visual aerodinâmico, composto por asas de abertura em
tesoura e faróis angulares. Aparências à parte, essa máquina verde chama
atenção pelo consumo de combustível.
Segundo a VW, o híbrido promete
rodar 100 km consumindo apenas 0,9L e emitindo 21g de CO2 por km. O desempenho
na estrada não decepciona: o híbrido plug-in atinge 100 km/h em 12,7 segundos e
tem uma velocidade máxima limitada de 160 km/h.
Dando continuidade à nova geração
de quatro-rodas globais e sustentáveis, a Mitsubishi apresentou a versão
híbrida plug-in do Outlander ao Salão Automóvel de Genebra. O modelo vem
equipado com um motor elétrico, que auxilia o motor a combustão.
Segundo a montadora, o veículo
tem uma autonomia de 800km e produz 50g/km de CO2, com um consumo médio de 1,6
litros por cada 100 km. A tecnologia plug-in permite ao carro ligar-se à
corrente para o carregamento das baterias, que leva quatro horas e meia.
A versão híbrida que a BMW levou
à Genebra foi o ActiveHybrid3, carro, que deve ser comercializado no Brasil a
partir do segundo semestre de 2013. O modelo combina um motor a combustão e uma
propulsão elétrica híbrida inovadora, já que tem a tecnologia BMW TwinPower
Turbo, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito
velocidades em uma máquina elétrica com gerenciamento inteligente de energia.
Sua autonomia tem propulsão elétrica de até 2,5 milhas, e a potência total do
conjunto motor a combustão e elétrico é de 340 hp.
Mitsubishi GR-HEV
Outro carro que não passa
despercebido é a picape híbrida GR-HEV da Mitsubishi. Um modelo imponente
equipado com um sistema híbrido diesel-elétrico que compõe a tração S-AWD, para
melhor performance off-road. Embora não tenha sido confirmado pela empresa,
corre na imprensa especializada o boato de que o modelo híbrido de design
agressivo antecipa o futuro da picape L200 Triton.
Focada nas novas tecnologias
verdes, a PSA Peugeot Citoren levou ao Salão de Genebra o novo C3 Hybrid Air. O
modelo combina a combustão convencional ao ar comprimido, garantindo um consumo
eficiente de energia, uma média de 2 litros/100 km. A tecnologia também garante
ganhos ambientais. Segundo a fabricante, o modelo tem emissões de CO2/km da
ordem de 69g/km, na condução híbrida.
Hyundai Sonata híbrido
A maior montadora da Coreia do
Sul aposta suas fichas “verdes” no Sonata Hybrid, que fez estreia mundial no
New York International Auto Show, no ano passado.
Equipado com um motor a combustão
2.0, transmissão automática de seis velocidades e um motor elétrico híbrido de
30kW, o carro oferece uma potência máxima de 191 cv e gera economia de 21 km/l.
O veículo dispõe também de uma espécie de eco guia em seu painel para ajudar os
motoristas a dirigir de maneira mais econômica.
Audi A3 e-tron
Em sua ofensiva no mercado de
carros verdes, a Audi promete unir desempenho e eficiência no consumo de
combustível. Em Genebra, a fabricante apresentou a versão híbrida do A3, o A3
e-tron, protótipo que faz em média 1.5l/100km, e que pode vir a ser produzido.
Dono de uma potência combinada de
204 cv e 350Nm de binário, o esportivo ecológico vai do 0 aos 100km/h em 7,6
segundos e consegue atingir a velocidade máxima de 222km/h.
Outro carango verde que marcou
presença em Genebra foi o primeiro híbrido plug-in a diesel do mundo, o V60.
Esse carro fez tamanho sucesso no ano passado que a fabricante Volvo vai
aumentar em quase seis vezes o modelo de produção para 2014.
O modelo híbrido combina o motor
D5 de 215cv com um motor elétrico na roda traseira de 70cv. Munido desse
conjunto propulsor, o V60 consome 1.8l/100km de diesel e emite 49g/km de CO2
Depois do Prius (a primeira
geração do híbrido da Toyota lançada em 1977), a montadora japonesa propõe o
sistema híbrido para um esportivo. O Auris Touring Sports promete abrir uma
nova frente de batalha no segmento, aliando um motor a gasolina e um propulsor
elétrico alimentado por baterias de níquel, que reduz as emissões de CO2.
Espera Sbarro Réact E.V. é o nome
deste conceito híbrido apresentado em Genebra, com motor Peugeot e um total de
484 CV. O ponto forte desse modelo é seu visual, concebido por estudantes da
escola de Design Sbarro, criada pela fabricante de automóveis esportivos suíça
de mesmo nome. O motor de combustão interna é um V6 da Peugeot que impulsiona
as rodas traseiras. As rodas dianteiras têm cada um uma 100 kW e 745 Nm do
motor torque. A bateria tem uma capacidade de 24 kWh.
Apresentado no salão de Detroit,
em janeiro, o exuberante Lexus IS300H conta com um poderoso motor elétrico
combinado a um motor a gasolina de ciclo Atkinson L 2.5, que foi desenvolvido
recentemente pela divisão de luxo da Toyota. O modelo disponibiliza informações
de trânsito e tempo, gratuitamente, através de seu sistema de áudio e em tempo
real.
Foi com o mote diversão e
eficiência, de onde vem a sigla FE (de Fun and Eficiency) que a Peugeot
apresentou o seu novo híbrido. Sem entrar em muitos detalhes técnicos, a
fabricante francesa adiantou que o carro combina a propulsão a combustão e um
motor híbrido vinculados a um câmbio automático para a economia de combustível.
Além disso, o modelo, que perdeu 200kg mais leve que o 208 convencional, tem
aceleração de 0 a 100 km/h em apenas oito segundos e emissões reduzidas, de 49
g/km de CO2.
De olho na rápida expansão de
carros híbridos mundo a fora, a montadora sul-coreana está apostando alto na
nova versão do sedã Kia Optima. O veículo combina um motor a gasolina de 150 cv
com um motor elétrico de 40 cv.
Somados, garantem 190 cv de
potência, aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e velocidade máxima de
192km/h.Freios regenerativos também ajudam a economizar no consumo do carro,
que faz em média de 10 a 14 km/litro na cidade e de 14 a 16 km/litro na
estrada.
Qoros hybrid
Este crossover ao lado é o
primeiro filhote híbrido da nova marca de carros chinesa Qoros, controlada pela
Cherry. Revelado como conceito, o modelo combina um motor de combustão 1.2 de
três cilindros turbo ligado às rodas dianteiras e um motor elétrico ligado às
traseiras. Ele acelera de 0 a 100 em 7 segundos e atinge 120km/h.
Esportivo e ecológico, o híbrido
de dois lugares Honda CR-Z (abreviação em inglês de Compact Renaissance Zero)
ganhou uma repaginada no visual, que incluem farois de LED e novas rodas de
liga leve.
O up-grade também se estendeu ao
conjunto propulsor: a potência dos motores a combustão e elétrico foram
aumentadas, sem comprometer, no entanto, o consumo de energia ou as emissões.
Quando combinados, os dois motores garantem consumo médio de 20 quilômetros por
litro de combustível.
Fonte: Exame.com