terça-feira, 12 de março de 2013

20 híbridos que estão causando "buzz" em Genebra


 Nissan Resonance Concept
Além do já consagrado e totalmente elétrico Nissan Leaf, a marca nipônica exibiu em Genebra o conceito Resonance, que representa a tendência de design dos seus crossovers.

Apresentado pela primeira vez no salão de Detroit, em janeiro deste ano, o carro conta com tração integral e eficiente trem de força híbrido-elétrico, que inclui o sistema “um motor, duas embreagens” criado pela Nissan. Ele combina um pequeno propulsor a combustão interno com outro elétrico de íon-lítio e um avançado programa de gerenciamento.

LaFerrari
Grande estrela do evento, o LaFerrari é o primeiro híbrido da marca do cavalinho rampante. Essa super máquina terá produção limitada a 499 unidades, que, acredite, já foram todas vendidas, por US$1,3 milhão, cada. O motor foi desenvolvido com tecnologia híbrida Hy-Kers, uma propulsão híbrida inspirada na Fórmula 1, que faz o motor elétrico auxiliar a unidade a gasolina.

De acordo com a Ferrari, o carro tem velocidade máxima de 350 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos. O propulsor a combustão V12 de 6,3 litros desenvolve até 800 cavalos de potência a 9.250 rpm. Complementado pelo motor elétrico, de 163 cv, o LaFerrari tem uma potência total de 963cv.


 Subaru VIZIV
A fim de mostrar a sua visão de futuro da tecnologia e do design de seus crossovers, a Subaru chegou ao salão de Genebra com o super híbrido Viziv. Ainda um protótipo, o modelo traz sob o capô um motor diesel boxer 2.0 e um elétrico dianteiro.

De saída, o motor arranca com energia elétrica e depois ativa o diesel para velocidades mais elevadas. Um ponto alto é o design futurista, com portas que abrem em tesoura.



Kia Provo Hybrid
Um dos modelos de visual mais curioso é o conceito híbrido Kia Provo, um crossover com toque de esportivo do futuro. O carro de três portas e janelas estreitas tem carroçaria feita de fibra de carbono e luzes LED nos farois da frente. A motorização híbrida combina um motor 1.6 T-GDi Turbo com 204 cv, associado a dois motores elétricos de 45 cv.





Infiniti Q50
A Infiniti, marca de veículos premium da Nissan, exibiu em Genebra uma máquina que une o conforto luxo e a alta tecnologia. Trata-se do híbrido Infiniti 550, sedã esportivo que combina um motor V6 de 3.5 litros a gasolina e um motor elétrico de 68cv, que produzirão em conjunto 360cv de potência.

Do pacote tecnológico, destacam-se um sistema que diminui a vibração do volante, garantindo mais precisão e controle ao condutor, além de painel de navegação com duas telas touch (Infiniti Intelligent Key) e contato com as redes sociais (Infiniti Connection).


Volkswagen híbrido XL1
A montadora alemã levou um modelo de formas audaciosas e desempenho de botar inveja. Trata-se do híbrido plug-in XL1, que chega com visual aerodinâmico, composto por asas de abertura em tesoura e faróis angulares. Aparências à parte, essa máquina verde chama atenção pelo consumo de combustível.

Segundo a VW, o híbrido promete rodar 100 km consumindo apenas 0,9L e emitindo 21g de CO2 por km. O desempenho na estrada não decepciona: o híbrido plug-in atinge 100 km/h em 12,7 segundos e tem uma velocidade máxima limitada de 160 km/h.


Mitsubishi Outlander Plug-in Hybrid
Dando continuidade à nova geração de quatro-rodas globais e sustentáveis, a Mitsubishi apresentou a versão híbrida plug-in do Outlander ao Salão Automóvel de Genebra. O modelo vem equipado com um motor elétrico, que auxilia o motor a combustão.

Segundo a montadora, o veículo tem uma autonomia de 800km e produz 50g/km de CO2, com um consumo médio de 1,6 litros por cada 100 km. A tecnologia plug-in permite ao carro ligar-se à corrente para o carregamento das baterias, que leva quatro horas e meia.

BMW Active Hybrid3
A versão híbrida que a BMW levou à Genebra foi o ActiveHybrid3, carro, que deve ser comercializado no Brasil a partir do segundo semestre de 2013. O modelo combina um motor a combustão e uma propulsão elétrica híbrida inovadora, já que tem a tecnologia BMW TwinPower Turbo, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito velocidades em uma máquina elétrica com gerenciamento inteligente de energia. Sua autonomia tem propulsão elétrica de até 2,5 milhas, e a potência total do conjunto motor a combustão e elétrico é de 340 hp.


Mitsubishi GR-HEV
Outro carro que não passa despercebido é a picape híbrida GR-HEV da Mitsubishi. Um modelo imponente equipado com um sistema híbrido diesel-elétrico que compõe a tração S-AWD, para melhor performance off-road. Embora não tenha sido confirmado pela empresa, corre na imprensa especializada o boato de que o modelo híbrido de design agressivo antecipa o futuro da picape L200 Triton.




Citroen C3 Hybrid Air
Focada nas novas tecnologias verdes, a PSA Peugeot Citoren levou ao Salão de Genebra o novo C3 Hybrid Air. O modelo combina a combustão convencional ao ar comprimido, garantindo um consumo eficiente de energia, uma média de 2 litros/100 km. A tecnologia também garante ganhos ambientais. Segundo a fabricante, o modelo tem emissões de CO2/km da ordem de 69g/km, na condução híbrida.





Hyundai Sonata híbrido
A maior montadora da Coreia do Sul aposta suas fichas “verdes” no Sonata Hybrid, que fez estreia mundial no New York International Auto Show, no ano passado.

Equipado com um motor a combustão 2.0, transmissão automática de seis velocidades e um motor elétrico híbrido de 30kW, o carro oferece uma potência máxima de 191 cv e gera economia de 21 km/l. O veículo dispõe também de uma espécie de eco guia em seu painel para ajudar os motoristas a dirigir de maneira mais econômica.


Audi A3 e-tron
Em sua ofensiva no mercado de carros verdes, a Audi promete unir desempenho e eficiência no consumo de combustível. Em Genebra, a fabricante apresentou a versão híbrida do A3, o A3 e-tron, protótipo que faz em média 1.5l/100km, e que pode vir a ser produzido.

Dono de uma potência combinada de 204 cv e 350Nm de binário, o esportivo ecológico vai do 0 aos 100km/h em 7,6 segundos e consegue atingir a velocidade máxima de 222km/h.


V60 Plug-in Hybrid
Outro carango verde que marcou presença em Genebra foi o primeiro híbrido plug-in a diesel do mundo, o V60. Esse carro fez tamanho sucesso no ano passado que a fabricante Volvo vai aumentar em quase seis vezes o modelo de produção para 2014.

O modelo híbrido combina o motor D5 de 215cv com um motor elétrico na roda traseira de 70cv. Munido desse conjunto propulsor, o V60 consome 1.8l/100km de diesel e emite 49g/km de CO2



Toyota Auris Touring Sports
Depois do Prius (a primeira geração do híbrido da Toyota lançada em 1977), a montadora japonesa propõe o sistema híbrido para um esportivo. O Auris Touring Sports promete abrir uma nova frente de batalha no segmento, aliando um motor a gasolina e um propulsor elétrico alimentado por baterias de níquel, que reduz as emissões de CO2.





React’EV
Espera Sbarro Réact E.V. é o nome deste conceito híbrido apresentado em Genebra, com motor Peugeot e um total de 484 CV. O ponto forte desse modelo é seu visual, concebido por estudantes da escola de Design Sbarro, criada pela fabricante de automóveis esportivos suíça de mesmo nome. O motor de combustão interna é um V6 da Peugeot que impulsiona as rodas traseiras. As rodas dianteiras têm cada um uma 100 kW e 745 Nm do motor torque. A bateria tem uma capacidade de 24 kWh.



Lexus IS300H
Apresentado no salão de Detroit, em janeiro, o exuberante Lexus IS300H conta com um poderoso motor elétrico combinado a um motor a gasolina de ciclo Atkinson L 2.5, que foi desenvolvido recentemente pela divisão de luxo da Toyota. O modelo disponibiliza informações de trânsito e tempo, gratuitamente, através de seu sistema de áudio e em tempo real.





Peugeot 208 Hybrid FE
Foi com o mote diversão e eficiência, de onde vem a sigla FE (de Fun and Eficiency) que a Peugeot apresentou o seu novo híbrido. Sem entrar em muitos detalhes técnicos, a fabricante francesa adiantou que o carro combina a propulsão a combustão e um motor híbrido vinculados a um câmbio automático para a economia de combustível. Além disso, o modelo, que perdeu 200kg mais leve que o 208 convencional, tem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas oito segundos e emissões reduzidas, de 49 g/km de CO2.


Kia Optima Hybrid
De olho na rápida expansão de carros híbridos mundo a fora, a montadora sul-coreana está apostando alto na nova versão do sedã Kia Optima. O veículo combina um motor a gasolina de 150 cv com um motor elétrico de 40 cv.

Somados, garantem 190 cv de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e velocidade máxima de 192km/h.Freios regenerativos também ajudam a economizar no consumo do carro, que faz em média de 10 a 14 km/litro na cidade e de 14 a 16 km/litro na estrada.


Qoros hybrid
Este crossover ao lado é o primeiro filhote híbrido da nova marca de carros chinesa Qoros, controlada pela Cherry. Revelado como conceito, o modelo combina um motor de combustão 1.2 de três cilindros turbo ligado às rodas dianteiras e um motor elétrico ligado às traseiras. Ele acelera de 0 a 100 em 7 segundos e atinge 120km/h.







Honda CRZ Hybrid
Esportivo e ecológico, o híbrido de dois lugares Honda CR-Z (abreviação em inglês de Compact Renaissance Zero) ganhou uma repaginada no visual, que incluem farois de LED e novas rodas de liga leve.

O up-grade também se estendeu ao conjunto propulsor: a potência dos motores a combustão e elétrico foram aumentadas, sem comprometer, no entanto, o consumo de energia ou as emissões. Quando combinados, os dois motores garantem consumo médio de 20 quilômetros por litro de combustível.

Fonte: Exame.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário