quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

WWF lança Hora do Planeta 2013 com desafio “Eu vou se você for”



A quinta edição da Hora do Planeta é lançada mundialmente nesta quarta-feira (27) e o órgão WWF-Brasil, idealizador da ação, convoca os brasileiros a apagarem as luzes por uma hora no dia 23 de março como forma de manifesto ao aquecimento global e aos problemas ambientais que a humanidade enfrenta.

O movimento este ano chamará a atenção da população para as necessidades e os desafios em torno da água. A ação está alinhada à iniciativa da Unesco que definiu 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

“Em 2012 batemos o recorde com a adesão de todas as capitais brasileiras e mais de 130 cidades à Hora do Planeta. A campanha expõe a preocupação e atenção de todos ao processo do aquecimento global. Este ano, pretendemos falar dos dois temas que são congruentes. No Brasil, a maior parte da eletricidade (90%) vem das hidrelétricas, que dependem dos rios, que dependem das chuvas, que dependem do clima, que está mudando como resultado do aquecimento global, que é resultado de muitas de nossas ações cotidianas. É uma oportunidade de conscientizar os brasileiros de que a tomada de atitudes para o problema da gestão água precisa ser compreendida por todos”, diz Maria Cecília Wey de Brito, CEO do WWF-Brasil.

Há 12 anos, o WWF-Brasil trata do tema por meio de dois programas para atuar na revisão das formas de utilização da água em todo o país de na consolidação de legislações estratégicas como o Plano Nacional de Recursos Hídricos. Os programas permitiram ainda a mobilização de 17 milhões de pessoas em campanhas de água e clima em todo o Brasil. Outra iniciativa que estimulará os brasileiros é o desafio “Eu vou se você for”. Trata-se de uma plataforma, que já reuniu mais de quatro milhões de interações no YouTube, que consiste na produção de um vídeo em que qualquer pessoa assume um compromisso e desafia outra com o objetivo de mudar o planeta. Os interessados em participar e apoiar a ação podem se cadastrar pelo www.horadoplaneta.org.br.

Belo Horizonte foi a primeira capital a aderir à Hora do Planeta e hoje, às 16h30, o governo do Distrito Federal assinará o termo de adesão. Em 2012, mais de um bilhão de pessoas, em 152 países, participaram da ação em todos os continentes. O movimento de maior mobilização do planeta vem batendo recordes e colhendo frutos para a redução das agressões ambientais pelo mundo. O resultado de engajamento à campanha pode ser visto na Rússia com o desafio “Eu vou se você for” lançando por lá na última campanha. A ação deu voz a 120 mil russos que conseguiram a aprovação de uma lei pelo parlamento que protegerá os mares do país da poluição por óleo.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário