terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vai casar? Confira nossos Guias para um casamento sustentável!



Dicas para escolher os melhores locais e horários, como montar uma lista de convidados, as opções sustentáveis de convites, as lembranças que podem tornar o casamento tão bonito quanto ecológico e até as opções mais sustentáveis de lua de mel.
   
Local e Horário

Seu namorado finalmente tomou coragem e te pediu em casamento? Então é hora de começar a pensar nos preparativos para o casório. O primeiro passo é escolher a data e local. Para economizar energia elétrica e aproveitar ao máximo a luz natural, prefira por um casamento diurno e em estações menos chuvosas. Assim você gasta menos com decoração, estrutura e pode desfrutar da luz do sol para tornar o momento ainda mais especial.

Locais que fazem a reutilização da água, separação do lixo para reciclagem ou usam fontes renováveis de energia merecem crédito na hora da decisão. Realizar a cerimônia e a recepção no mesmo local, ou próximos um do outro, também é uma boa escolha, já que evita o deslocamento dos convidados e reduz as emissões de CO2.

Se for necessário usar o carro para ir do casamento à festa, estimule os convidados a pegarem carona uns com os outros, utilizando menos automóveis e reduzindo os custos com estacionamento e manobrista.

Lista de Convidados

A lista de convidados é outra etapa fundamental durante os preparativos. Na hora de selecionar quem você quer que esteja presente em seu grande dia, lembre-se que o casamento deve ser um momento especial para os noivos – e não para os convidados. Dessa forma, convide apenas quem for realmente importante para vocês e que não pode ficar de fora desse momento.

Um número reduzido de convidados significa menos despesas para o casal, como também menos impactos ao meio ambiente. Essa atitude diminui a quantidade de comida, bebida, lembrancinhas, convites, embalagens, e tudo que envolve o evento. Sem contar que quando se convida muita gente, muitas vezes apenas por educação, a possibilidade dessas pessoas não irem é maior, aumentando o risco de desperdício.

Convite

Agora que vocês já sabem quem estará presente no momento do “sim”, chegou a hora de pensar nos convites. Para os casais mais tradicionais, que fazem questão de enviar o convite pelos correios, o mercado já oferece diversas opções de papeis mais ecológicos, como os reciclados, o papel-semente, ou os pardos.

Se os noivos forem mais modernos, podem optar por convites eletrônicos. Eles são tão bonitos quanto os impressos, mas causam menos impactos ambientais, além de serem mais econômicos. Alguns casais estão até criando sites ou blogs para dar mais informações sobre o evento, como as melhores formas de chegar ao local, lista de presentes e dicas de como ser mais sustentável.

Flores

Um casamento não está completo sem as flores. Seja no bouquet da noiva, na decoração da igreja ou nos arranjos das mesas da recepção, elas estão presentes em todos os momentos do evento. Aposte nas flores locais e naturais da estação do ano.

Flores importadas costumam vir de lugares muito distantes, o que significa grandes gastos com deslocamento e emissão de CO2. Além de poupar o seu dinheiro e o meio ambiente, escolher flores locais é uma forma de estimular os produtores regionais e a economia da região.

Confira algumas flores e as épocas em que são mais cultivadas:

Verão (dezembro a março): Rosas, Flor-de-lis, Gérbera, Amarílis, Bromélia e Bico-de-papagaio.
Outono (março a junho): Gérbera, Hortência, Flor-de-maio, Azaléia, Rabo-de-gato e Margaridinha.
Inverno (junho a setembro): Lupino, Lírio-da-Paz, Orquídea, Flor-de-sino, Begônia, Prímula e Azulzinha.
Primavera (setembro a dezembro): Gérbera, Violeta, Narciso, Petúnia, Bromélia, Lírios, Lisianthus, Boca-de-leão e Crisântemo.
Depois do casamento as flores podem ser doadas para instituições de caridade. A ONG Flor Gentil é um exemplo de como arranjos que iriam para o lixo podem ser transformados em momento de alegria para idosos em abrigos. Já aquelas que não ficaram tão bonitas depois de tanta festa podem ser transformadas em adubo orgânico.

Decoração


Na hora de decorar os ambientes, tanto da igreja quanto da recepção, uma boa opção são os móveis feitos de materiais reciclados, fibras naturais e madeiras de reflorestamento. Algumas empresas já alugam materiais como cadeiras, mesas, poltronas, pufes, bancos, revestimentos e pisos para agradar tanto os noivos quanto o meio ambiente.

Para tornar a decoração ainda mais aconchegante e natural, os donos da festa podem apostar em elementos naturais, como madeira de demolição, palhas, flores plantadas e bambu. Para quem está preocupado com preço, Giuliano Salzano, dono da Ambiente Eventos, loja especializada no aluguel de móveis ecológicos, garante que ele é semelhante ao de outras empresas do mercado.

“Fornecemos móveis de fibra natural, madeira de demolição certificada, junco extraído de maneira responsável e com controle dos fornecedores, tudo isso com alto padrão, custo e responsabilidade. Unimos o rústico e o moderno mantendo um preço justo”, diz.

Buffet

Um dos itens mais importantes em qualquer evento, o Buffet merece atenção especial para que seja delicioso e sustentável. Nessa hora, a melhor pedida são os alimentos orgânicos, produzidos localmente e, no caso de frutas, verduras e outros vegetais, naturais daquela época do ano. Vinhos, sucos, licores, chás e cafés também podem ser orgânicos.

Os vegans e vegetarianos também têm à disposição boas opções de Buffet no mercado. No Rio de Janeiro, a Universo Orgânico é um exemplo de empresa especializado em Buffets feitos com alimentos crus ou cozidos até 38º C. Os noivos podem escolher de entradas cogumelos recheados com molho de tomate e vários tipos de bruschetta até pratos e sobremesas como almôndega de quinua com legumes ao molho de gengibre e terrine de manga com coco.

Uma opção em São Paulo é a Santa Especiaria, que além de usar ingredientes orgânicos e sazonais, utiliza placas solares para gerar parte da energia gasta na preparação dos alimentos, produtos biodegradáveis para lavar a louça e recicla todo o resíduo sólido gerando durante o evento e o óleo usado na cozinha.

Festa

Independente do tamanho da festa, sempre é possível torná-la mais sustentável. Comece por evitar tudo que for descartável. Pratos, talheres e copos devem ser de material reutilizável, como vidro, cerâmica ou porcelana. Além de mais ecológico, é também mais chic.

Na pista de dança, uma alternativa ao globo de luzes é o "globo de espelhos". Ele não gasta energia durante o uso nem tantos recursos naturais durante a fabricação. Fora da pista, as luzes dos outros ambientes podem ser repensadas: lâmpadas fluorescentes ou LEDs são as opções mais indicadas, assim como as velas de cera de abelha ou soja, que mesmo com menor potencial de iluminação, podem criar um clima intimista e aconchegante ao lugar.

Outro detalhe importante é a ventilação. Nesse caso, quanto mais arejado é o local, maior será a satisfação de quem circulará por ali. Claro que as mulheres não vão gostar nem um pouco de uma ventania estragando os penteados e levantando os vestidos, mas um pouco de ar fresco só vai tornar o casamento mais agradável. Por isso, evite fechar demais o ambiente e aproveite o vento natural, reduzindo ainda o custo com ventilação artificial.

Não podemos esquecer a música, afinal sem ela não há festa! Se o casamento for para poucas pessoas, maneire nas caixas de som, evite os microfones e tente usar instrumentos elétricos, afinal, por já terem amplificação, dispensam o uso de mais um cabo e microfone ligados na tomada.

Para quem quer o que há de mais sustentável, vale a pena apostar instrumentos acústicos e percussão, que deixam a festa mais intimista e são ideal para aproveitar o momento, conversar e curtir a celebração. E nada de som alto se houverem vizinhos próximos ao local da festa. Poluição sonora é crime e pode incomodar bastante quem não está curtindo o momento.

Por fim, não deixe de pensar no lixo. Espalhe coletores de materiais recicláveis no local e estimulem os convidados a jogarem cada coisa em seu lugar. Depois da festa, basta enviar cada material já separado para cooperativas de catadores ou centrais de reciclagem para garantir que tudo tenha uma destinação adequada.

Roupas

O vestido da noiva é, certamente, um dos itens mais aguardados do casamento. Para garantir que ele seja tão sustentável quanto bonito a organizadora de eventos sustentáveis Ana Paula Caribé sugere algumas dicas:

Aluguel – Tanto a noiva quanto o noivo podem optar pelo aluguel dos trajes. Além de mais barata, essa opção evita que novas roupas sejam fabricadas. Em todo país existem lojas especializadas na locação de trajes de noivo com os mais variados modelos e preços.
Reaproveitar tecido e vestidos antigos – O vestido do casamento da avó, mãe ou melhor amiga da noiva pode ser transformado em um vestido novo, mais ecológico e com muitas histórias. Ana Paula sugere o trabalho da estilista Carol Nasser, que transforma vestidos antigos em modelos totalmente modernos e sofisticados.
Tecidos ecológicos – Tecidos finos orgânicos, como a seda natural, é outro opção para vestidos menos agressivos. Ana Paula conta que esses materiais ainda não estão disponíveis no Brasil, mas já são tendência na Europa e devem se popularizar em todo o mundo rapidamente.
Outras opções para as noivas que querem manter a responsabilidade social na hora se subir ao altar são utilizar a mão-de-obra de cooperativas de artesãs, bordadeiras e costureiras locais.

No dia da noiva, não esqueça de optar por produtos menos agressivos. O mercado já oferece uma lista de produtos, como cremes, xampus, condicionadores, maquiagens e uma infinidade de tratamentos estéticos já têm suas versões orgânicas, naturais e que não utilizam animais como cobaias na fase de testes.

Não deixe de conferir na próxima semana a terceira e última parte do nosso Guia do Casamento Sustentável, com dicas para lista de presentes, alianças, lembracinhas e lua de mel.




Alianças

Uma dica da organizadora de eventos sustentáveis Ana Paula Caribé é reutilizar jóias antigas da família. Além de ser mais barato, a alternativa reduz os impactos com a extração de minérios e confecção da peça. Para dar uma repaginada na jóia, a sugestão é levá-la a um ourives e pedir para que ela seja transformada em um novo modelo ou para que receba um tratamento especial que a deixe mais bonita.

Outra opção ainda indisponível no Brasil é a jóia certificada. De acordo com Ana Paula, essas peças recebem um selo que garante que foram extraídas, fabricadas e comercializadas de forma sustentável. Quem puder optar, é outra boa escolha.

Lembrancinhas

Caixinhas de madeira certificadas com aplicações em cisal, sacolas reutilizáveis feitas de materiais ecológicos e com as carinhas dos noivos, pacotinhos com sementes de flores, chás orgânicos, vasinhos com ervas aromáticas, biscoitos feitos à mão por algum produtor local, pequenos frascos de compota ou mel oriundos de produtores locais e até presentinhos vivos, como mudas de árvores e ervas – o que não faltam no mercado são opções de lembranças sustentáveis.

Para Ana Paula, o mais importante é pensar em lembrancinhas que terão utilidade depois do casamento. “Senão as pessoas jogam aquilo fora logo depois, vira lixo. As caixinhas, por exemplo, são boas opções porque podem servir para guardar outras coisas depois”, diz.

Quem tem a mesma opinião é a organizadora de casamentos Mylla Szaikowski. “Pense em lembrancinhas que sejam realmente utilizadas pelos convidados e que colaborem de alguma forma com o meio ambiente”, afirma. Ela ainda sugere que as lembranças tragam mensagem que expliquem a importância da escolha e, claro, que tenham a ver com os noivos.

Na hora de definir os bem-casados, a escolha dos orgânicos é unanimidade entre os especialistas. Feitos com produtos cultivados sem agrotóxicos e outras substâncias tóxicas que prejudicam a saúde dos consumidores, produtores e do meio ambiente, esses bem-casados já são facilmente encontrado na maioria das capitais. Outra sugestão de Ana Paula são as versões integrais, mais saudáveis que as tradiconais.

Fotografia

De acordo com o gestor executivo do Grupo Vimo de fotografias e casamentos, Fernando Mendonça, os processos de revelação das fotos são necessariamente químicos, o que os torna pouco sustentáveis. Porém, o mercado já oferece alternativas que utilizam tintas menos agressivas e papéis reciclados. Segundo ele, as diferenças visuais entre as revelações tradicional e sustentável existem, mas são poucas.

Apesar de menos impactantes ao planeta, Mendonça afirma que essas alternativas ainda são pouco procuradas, especialmente por causa do preço, que pode ser entre 20% e 30% mais caro. “O cliente não entende por que pagar uma diferença de R$ 0,90 para R$ 1,50 por cada foto. Falta conscientização”, alerta o gestor da empresa que afirma ainda dar a destinação adequada de baterias e outros lixos tóxicos e incentivar os noivos a fazerem os ensaios anteriores ao casamento em ambientes naturais.

Depois que escolher o fotógrafo e o tipo de revelação das fotos, os noivos podem optar por álbuns ecológicos. Feitos geralmente de couro, esses objetos podem ser substituídos por modelos de fibra de banana, bambu, pelicas, papel reciclado, cisal, entre outros.

Lua de mel

Para muitos noivos, essa é a melhor parte do casamento. Para minimizar os impactos do momento, a organizadora Ana Paula sugere os pacotes oferecidos por algumas agências que incluem roteiros alternativos, com hotéis sustentáveis (confira as listas de hotéis ecológicos nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte, Centro-Oeste e Sul do país) e passeios em locais naturais, como trilhas e cachoeiras. Algumas empresas já oferecem um serviço de cálculo e compensação do carbono emitido durante o trajeto dos noivos até o local da hospedagem e de volta para casa.

Para quem quer organizar a lua de mel por conta própria a dica é buscar destinos ecológicos, românticos e aconchegantes, que privilegiem a diversão, o bem estar e o meio ambiente, tudo para finalizar da melhor forma possível o longo caminho percorrido pelos noivos até a aguardada noite de núpcias.

Presentes

Após a lua de mel, chega a hora de começar a vida nova – o que muitas vezes significa também casa nova. É tradição enviar aos convidados listas com os presentes sugeridos pelos noivos. Nessa hora, opte por presentes conscientes, como produtos ecológicos, fabricados localmente e por trabalhadores de comunidades carentes ou cooperativas de bairro.

Outra opção para aquelas que já tem a casa montada é pedir aos convidados doações no lugar dos presentes tradicionais. Podem ser envio de alimentos, dinheiro, roupas e brinquedos para uma ONG, uma participação voluntária em organizações já escolhidas ou o plantio de determinadas árvores nativas da região. As doações também podem ser feitas individualmente ou de forma coletiva. Um casal que recentemente abriu mão dos presentes em troca de doações foi o príncipe William e a agora duquesa Catherine Middleton.

Compensação de CO2

Agora que o casamento acabou, vocês podem fazer um balanço de tudo que foi poupado e também emitido em termos de poluição. Muitos sites e organizações, como o www.clickarvore.com.br e o www.eventoneutro.com.br, fazem esse cálculo com base em um questionário sobre todos os quesitos da festa, e indicam quantas árvores precisariam ser plantadas para neutralizar essas emissões.

De acordo com Ana Paula, esse plantio pode ser bem menor do que muita gente pensa. "Para um casamento de proporções normais, acho que uma média de 30 árvores é suficiente”, diz. Mas ela lembra que não basta plantar as mudas e depois esquecer que elas existem. “Tem que cuidar e mantê-las vivas para que crescem e neutralizem de fato as emissões. Se elas morrem não adiantou nada”, lembra.

Custos

Gostou da ideia de um casamento sustentável? Então saiba que ele pode ser muito mais acessível do que você imagina. Segundo Ana Paula, o aumento da demanda tem feito os preços caírem cada vez mais. “Antigamente esses casamentos eram, em média, 15% mais caros que os tradicionais. Mas hoje essa média caiu para 8% a 10%”, diz.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os casamentos sustentáveis, que tal aplicar algumas dessas dicas no seu grande dia? Para quem já se casou, vale a indicação e as sugestões para aquele parente que ficou noivo ou para as amigas que já estão pensando no vestido.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário