quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Seca de 2005 ainda causa impactos na Amazônia


Um estudo publicado recentemente pelos cientistas da NASA na revista Proceedings of the National Academy of Sciences analisou os efeitos das secas que ocorreram na Amazônia na última década. Os pesquisadores se surpreenderam com os resultados! Uma área florestal de 270 mil quilômetros quadrados ainda está sofrendo efeitos da seca de 2005.

  
A região amazônica, além de muito quente, tem alto índice de umidade. As chuvas intensas que ocorrem lá são essenciais para a manutenção do ecossistema, porém as secas fortíssimas que atingiram a região em 2005 e 2010 estão causando alterações no bioma.

De acordo com o documento, uma área de florestas da Amazônia duas vezes maior do que o estado da Califórnia nos Estados Unidos sofreu danos da seca de 2005, que foi um evento climático extremo. A seca atingiu principalmente árvores velhas, porém a expectativa era que, nos anos seguintes, essas árvores se recuperassem sozinhas. O que não ocorreu e metade da área afetada não se recuperou até 2010, quando uma nova seca atingiu a região.

A preocupação dos cientistas é que as secas continuem a reincidir, como prevê o IPCC, e comprometa grande parte da floresta, que pode morrer se transformando em savanas.


Fonte: Blog Planeta Água
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário