segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nasa lançará vela movida pelo Sol para coletar lixo espacial



A tecnologia de capturar a energia do Sol e usá-la para alimentar dispositivos chegou ao espaço. Depois de testes realizados no ano passado, a Nasa*, agência espacial americana, lançará em 2014 a Sunjammer, vela que será abastecida por fonte de energia limpa e abundante: aradiação solar. É a maior vela solar já construída, com 208 metros quadrados.

O modelo usado para o desenvolvimento da Sunjammer será usado como exemplo para a criação de outras tecnologias e equipamentos aeroespaciais. O objetivo é reduzir o uso de combustíveis fósseis – que emitem dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global -, sem que os satélites percam eficiência.

A Sunjammer ainda terá uma missão ambiental no espaço: ajudar a coletar o lixo que está flutuando na órbita da Terra, como fragmentos e resíduos de naves ou satélites (para saber mais sobre este tema, leia reportagens da revista Mundo Estranho, parceira do nosso movimento: Quanto lixo existe em torno da Terra? e Os garis do Universo).

A vela solar ainda abastecerá um satélite de coleta de dados e imagens e contribuirá com a comunicação entre expedições ao espaço e centrais de controle na Terra. E uma curiosidade mórbida: a Sunjammer levará ao espaço as cinzas de Gene Roddenberry, o criador de Jornada nas Estrelas, e de Majel Barret, sua esposa.

Fonte: Superinteressante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário