segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Carnaval de Salvador terá palco sustentável movido pela energia dos foliões



Os agitos dos foliões de Salvador vão gerar 500 watts de energia por hora, que serão utilizados para abastecer os shows durante três dias. | Foto: turismobahia/Flickr


O carnaval de Salvador deste ano vai ganhar um palco sustentável, capaz de gerar energia a partir do agito dos foliões que participarem dos shows. A estrutura, montada pelo Itaú, conta com um sistema que aproveita os movimentos das pessoas para gerar eletricidade.

O palco será montado no dia dez de fevereiro, na Praça Castro Alves, onde permanecerá até a terça-feira de carnaval (12 de Fevereiro). A tecnologia foi desenvolvida na Holanda e permite que sejam gerados 500 watts de eletricidade por hora, quantidade suficiente para abastecer as apresentações: serão sete horas de shows durante os três dias.

Para se ter uma ideia, a energia gerada pelos foliões de Salvador seria capaz de carregar dois mil e duzentos celulares, manter 130 televisores ligados por uma hora e ainda garantir que um aparelho de som ficasse ligado por 450 horas ininterruptas.

Ponto de referência no centro da capital baiana, a Praça Castro Alves começou a ser revitalizada em 2012. Neste ano, o Itaú, em parceria com a Saltur e com a Prefeitura de Salvador, vai tomar medidas para democratizar a festa tradicional – viabilizando a saída dos trios sem corda, o encontro dos trios elétricos e as interações com o palco.

Fernando Chacon, diretor executivo de marketing do Itaú, está empolgado com a iniciativa que promove um carnaval mais verde e mais acessível. “Nosso principal objetivo é a geração de energia sustentável, mas não temos dúvidas de que será emocionante ver a energia aumentando com a alegria do folião pipoca (aquele que não possui abadá), e, quando acontecer o encontro das atrações dos trios com o palco, esse número pode ser ainda maior”, diz. 

Com informações do Cultura Baiana.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário