quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Caixa capacita famílias para trabalhar com energia solar



A Caixa Econômica Federal financiou o projeto de geração de renda e energia renovável, que vai atender mil residências do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) na Bahia. A iniciativa promoveu o treinamento em Segurança no Trabalho em Altura para moradores dos condomínios Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro, ambos em Juazeiro (BA).

O projeto consiste na instalação de sistemas de microgeração eólica e solar em unidades habitacionais do PMCMV, além do treinamento dos moradores como profissionais de instalação e manutenção de painéis solares. Das 40 pessoas que participaram da iniciativa, 17 são mulheres. Todos os integrantes pertencem a famílias que têm rendimento mensal inferior a três salários mínimos.

 A energia gerada irá abastecer as áreas comuns de cada condomínio, devolvendo à rede de eletricidade o que não for utilizado. Os desenvolvedores do projeto esperam que a medida possa representar a geração de um valor mensal de renda extra de até R$ 110 para cada família.

 A eletricidade não consumida pelo condomínio poderá, ainda, ser vendida à concessionária ou aos consumidores livres, gerando renda. O dinheiro poderá ser dividido entre os moradores ou utilizado para melhorar as condições locais.

O projeto vai produzir energia limpa e renovável, beneficiando as famílias com uma renda extra no final do mês. Além de contribuir para a redução de gases de efeito estufa, a ação criará uma oportunidade de capacitação técnica para os moradores.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário