terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Programa quer tornar Santiago "mais inteligente" até o final de 2013



Embora a capital chilena, Santiago, seja considerada moderna, a desigualdade social elevada e as altas taxas de poluição fizeram com que o governo e empresas privadas repensassem a cidade para torná-la mais eficiente energicamente e reduzir a pegada de carbono. É o SmartCity Santiago, projeto que visa tornar a cidade chilena mais “inteligente”.

Segundo as Nações Unidas, as emissões de carbono chilenas foram de 79 Gg Co2 em 2006, dos quais 21,5% estão no transporte e 26,2% para criação de energia elétrica. Além disso, projeções indicam que até 2020 as emissões vão aumentar em 40%. No setor dos transportes, 90% das emissões são provenientes do transporte rodoviário, sendo 54% dos veículos particulares.

O projeto SmartCity Santiago está sendo idealizado pela Chilectra, empresa pertencente ao grupo espanhol Endesa, que realizou vários projetos desse tipo nas cidades de Barcelona, Bari, Gênova, como nas brasileiras Búzios e Curitiba.

Entre as principais ações da iniciativa constam:

Otimização da iluminação pública - desde a implantação de luminárias LED, monitoradas para melhorar a eficiência de seu uso, até outros aplicativos, como sinais luminosos nas pistas, câmeras de vigilância e pontos de acesso wi-fi gratuitos;

Transporte elétrico – na cidade, haverá uma frota de ônibus elétricos funcionando dentro da Cidade Empresarial, além de várias estações de recarga elétrica para carros particulares e táxis.


Eficiência energética - módulos solares serão instalados nas residências, além de sistemas de automação de rede de distribuição elétrica residencial e pública.

Gestão - gerenciamento remoto e mensuração de todos os sistemas estão previstos na cidade, incluindo medidores inteligentes para todos os edifícios: comerciais e residências.

O projeto, que conta com o investimento de US$ 10 milhões, está previsto para ser finalizado até o final de 2013.

Transporte

Um projeto semelhante, pensando o desenvolvimento urbano do centro da cidade, é a Zona Verde para Transporte em Santiago (ZVTS), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Embaixada Britânica.

O programa inclui políticas de promoção para a compra de veículos públicos e privados, além da implementação do sistema de empréstimo de bicicletas, o desenvolvimento de ciclovias e ruas para pedestres. Assim, procura-se reduzir a poluição que hoje persegue a cidade, mas também integrar diferentes meios de transporte e melhorar as rotas para torná-los mais inclusiva.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
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