segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Programa interativo promove a sustentabilidade no Campeonato Paulista de Futebol


As ações acontecem já na primeira rodada do campeonato. Divulgação


O Programa Ecotorcedor, que conta com o apoio institucional da Federação Paulista de Futebol e o patrocínio da Tetra Pak, levará a sustentabilidade aos estádios durante o Campeonato Paulista de 2013. A iniciativa prevê a distribuição de cem mil cartilhas educativas e visa engajar torcedores dos 20 clubes que disputam o título da primeira divisão em uma sequência de atividades relacionadas à cidadania e meio ambiente.

As ações acontecem já na primeira rodada do campeonato, no jogo entre Paulista F.C. e Corinthians, no dia 20 de janeiro, em Jundiaí. Até a 19ª rodada, no dia 21 de abril, serão desenvolvidas diversas atividades em 17 cidades-sedes. A expectativa é que os torcedores levem embalagens recicláveis para os “ecopontos”, que serão instalados nos estádios.

A interação com os participantes será realizada por meio do aplicativo Ecotorcedor, disponível na Fan Page do projeto na rede social Facebook, onde os interessados poderão se cadastrar, acumular pontos e concorrer a prêmios ao participar das ações práticas e virtuais.

“O que estamos propondo é um trabalho de conscientização e participação proativa da sociedade paulista nas questões de sustentabilidade através de uma grande paixão, que é o futebol”, afirma Lívio Giosa, Coordenador geral do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, entidade apoiadora do projeto.

De acordo com Eduardo Eisler, Vice-presidente de Estratégia de Negócios da Tetra Pak, o esporte é um meio eficaz para promover a educação para a cidadania. “Aliando a sustentabilidade ao futebol, esperamos reforçar a mensagem da reciclagem e da coleta seletiva, e assim mobilizar as pessoas por esta importante causa”, completa Eduardo.

Ações práticas:

Coleta de resíduos sólidos - Entre as principais contribuições do Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável está a instalação de Ecopontos para a coleta de resíduos nos estádios.

Distribuição de cartilhas - Nos Ecopontos haverá a distribuição de cem mil cartilhas educativas, que têm o objetivo de sensibilizar os torcedores sobre práticas sustentáveis

Plantio de bosques urbanos - Outra grande iniciativa do projeto será o incentivo ao plantio de bosques urbanos em áreas especialmente identificadas nas respectivas cidades-sede. Cada município terá a responsabilidade de plantar árvores para iniciar seu bosque junto aos torcedores, que poderão acumular pontos ao participar do “Dia do Plantio”.

Doação de roupas, alimentos e brinquedos - As prefeituras e os clubes serão incentivados a promoverem a arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos para distribuírem às instituições e entidades locais de assistência social. A entrega destes recursos no “Dia das Doações“ também valerá pontos para o Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável.

Fanáticos - Os 32 torcedores que comprovadamente tiverem maior assiduidade nos jogos do primeiro turno participarão de uma tarde de jogos festivos em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista 2013, além de receberem prêmios e uniformes estilizados de acordo com seu time de coração.

Ações virtuais:

Seleção sustentável - Os onze torcedores que mais acumularem pontos nas ações do programa formarão a Seleção Sustentável e serão premiados com tablet, smartphone, TV, vídeo game, notebook, kit ecotorcedor e bicicletas. Receberão também troféu e medalhas Tetra Pak, compostos de material reciclado.

Escola sustentável - Adolescentes a partir dos treze anos de idade poderão participar livremente do Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável, e serão estimulados através de campanhas nas redes de ensino a produzir vídeos sobre sustentabilidade. Os dez vídeos postados na Fan Page do programa que forem mais “curtidos” serão premiados, após análise da comissão julgadora, com kits dos patrocinadores e camisas oficiais dos clubes.

Ecopa - Os dezesseis primeiros colocados das seis torcidas que mais pontuarem no ranking geral do programa representarão o seu time do coração na Ecopa - torneio a ser realizado em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista, onde receberão uniformes estilizados do seu time do coração e kits com produtos dos patrocinadores.

Bolão ecotorcedor - Os torcedores poderão acumular pontos e ganhar brindes exclusivos a cada rodada do campeonato ao arriscar palpites sobre os resultados dos jogos através do aplicativo “Bolão Ecotorcedor”, a ser acessado a partir da Fan Page do programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável.

Quiz ecotorcedor - Através deste aplicativo, que também estará disponível na Fan Page do programa, o ecotorcedor deve responder a questões sobre a história do Campeonato Paulista, sustentabilidade e meio ambiente, valendo pontos para a classificação geral e participação no sorteio de brindes exclusivos.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário