quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Hospital Oswaldo Cruz reduz em 50% desperdício de alimentos



Quem devolve a bandeja sem sobras de alimentos recebe um cupom e participa do sorteio de brindes. | Foto: Pollobarba/Flickr


Com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários e otimizar a utilização de recursos, o Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz trabalha, desde o início do ano passado, em uma campanha interna de conscientização para a redução do desperdício de alimentos.

A motivação para a ação veio a partir da constatação de que, somente em janeiro de 2012, uma média de 76 kg de alimentos foi dispensada no restaurante de colaboradores do Hospital em uma única refeição.

“Em 2011, a quantidade de alimentos desperdiçados em um único almoço chegava a 110 kg. Era como se cada colaborador jogasse fora o equivalente a 129 gramas de comida”, conta Joyce Rebouças, Gerente de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Bons resultados

Em um ano de atuação da campanha a equipe já colhe os frutos. Na comparação entre janeiro e dezembro do ano passado os números são significativos: a redução do desperdício foi de 50%. Em dezembro, foram descartados 38 kg de alimentos, contra os 76 kg registrados no início do ano.

Como forma de incentivar os colaboradores a seguirem na campanha, quem devolve a bandeja sem sobras de alimentos recebe um cupom e participa do sorteio de brindes. Para os que não cumprem a proposta, a ação é diferente.

“Todos os que devolvem os pratos com restos recebem orientação sobre o impacto socioambiental gerado pelo desperdício para o meio ambiente. Queremos, dessa forma, fazer com que as pessoas levem essas lições para a casa e repliquem essa experiência com a família e amigos”, finaliza Joyce. A campanha terá continuidade em 2013 e contará com novas ações de incentivo.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário