A Uniqlo foi a 13ª marca a aderir a Detox
Foto: rocor
Mais uma marca de moda internacional acaba de aderir a
campanha Detox. A grife da vez foi a Uniqlo, líder no Japão em moda casual, que
concordou em eliminar todas as substâncias tóxicas de sua cadeia de
fornecedores e de produtos até 2020.
A empresa administradora da grife, Fast Retailing, afirmou
que também pretende tornar público os dados sobre o descarte de, pelo menos,
80% de seus fornecedores globais no ano de 2013. Segundo o Greenpeace,
responsável pela campanha, a iniciativa pode acelerar a corrida pela
transparência no setor.
A grife se juntou a marcas com a Zara, Mango, Esprit, e
Levi's. O objetivo da organização é fazer com que a GAP, Calvin Klein e G-Star
Raw também queiram aderir a campanha.
Entenda a proposta
Lançada em novembro de 2012, a Detox Greenpeace visava
cobrar uma postura mais sustentável da grife Zara, que já havia passado por
acusações de trabalho escravo. Porém, a campanha não
parou por aí. Rapidamente, alcançou cerca de 200 mil inscrições da petição
lançada na internet.
A iniciativa obteve uma repercussão tão positiva que,
gradualmente, foi conquistando a adesão de novas marcas à campanha. Atualmente,
há 12 marcas compondo o time da Detox Greenpeace, de acordo com a ONG.
Conheça um dos vídeos da campanha (em inglês):
Fonte: EcoDesenvolvimento