quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Exposição apresenta design das periferias do Brasil


Churrasqueiras feitas com calotas de pneus e móveis e brinquedos de sucata são alguns dos objetos que compõem a exposição Design da Periferia, em São Paulo entre 25/01 e 29/07. Com curadoria de Adélia Borges, a mostra ainda conta com vídeos e fotos que retratam o design das periferias do país

 
Cipó/Oi Kabum!/Divulgação

Para mostrar toda a criatividade e beleza que existe por trás das condições precárias de vida da maioria dos brasileiros, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo inaugura em 25/01, dia do aniversário da capital paulista, a exposição Design da Periferia.

Montada no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, com curadoria da especialista Adélia Borges, a mostra exibe objetos, fotos e vídeos de diferentes comunidades brasileiras que revelam preciosas lições de design. "São peças simples, que resultam de sofisticados raciocínios, mostrando soluções muito engenhosas", explica a curadora.

A exposição, que fica aberta ao público até 29/07, é dividida em quatro módulos:
- Rua, que revela os empreendimentos, os vendedores ambulantes, os carroceiros de sucata, os anúncios gráficos e o modo de expor produtos na periferia;
- Casa, que destaca as invenções domésticas que, nas camadas populares, confundem-se com a área coletiva;
- Corpo, que identifica a expressão do vestir e pentear da população periférica e
- Brincadeiras, que traz engenhosas releituras do tradicional universo infantil, como, por exemplo, brinquedos feitos de sucata.

Grupos escolares, organizações da sociedade civil, associações de moradores e demais interessados em visitas monitoradas podem entrar em contato por e-mail ou pelo telefone (11) 5083-0199.

EXPOSIÇÃO DESIGN DA PERIFERIA

Data: 25/01 a 29/07
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras - Parque Ibirapuera
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/n, Moema - São Paulo/SP
Entrada gratuita


Fonte: Planeta Sustentável
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário