terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Designers transformam destroços de furacão Sandy em peças de decoração


O furacão Sandy causou grandes estragos em parte do Continente Americano em outubro de 2012. A cidade de Nova York se recuperava do caos, enquanto a mente criativa da designer Jennifer Gorsche pensava em uma maneira de aproveitar os destroços para dar vida a novas estruturas.

Mortes, incêndio, sistema de metrô inundado. Depois da tempestade, foi possível perceber que o prejuízo era grande. A prefeitura então trabalhou incansavelmente para retirar os entulhos das ruas e o material descartado deu origem ao projeto Reclaim NYC com a união de 24 designers de diversas áreas.

Os profissionais começaram a criar objetos usando os destroços, que são vendidos para levantar fundos para as vítimas da tragédia. As peças são usadas como itens de decoração.


Há, por exemplo, bancos feitos com pedaços de árvores que foram derrubadas pela tempestade. Desenvolvidas pelos designers Gregory e Ian Collings, são peças bem rústicas, o desenho da madeira é visível, apesar delas terem sido pintadas e lixadas.



Uma espreguiçadeira, criada originalmente pelo designer Richard Schultz, foi danificada durante a tragédia. Porém, a designer Suzanne Tick decidiu recuperá-la e ainda batizou-a de “Espreguiçadeira Faith”, relembrando o furacão Faith (Fé, em inglês), que passou pelos Estados Unidos em 1966.


O Estúdio Lindsey Adelman optou por desenvolver diferentes tipos de luminária. O grupo utiliza fitas de iluminação com luzes de LED e galhos para fazer lustres muito originais. Outro exemplo que está na coleção é uma luminária feita com lata de lixo, restos de tecidos e outros materiais que foram doados por outros estúdios de design. 


Com restos de carvalho, foi feita a “Cômoda Sandy”. Também rústica, a peça foi criada para dar a ideia de que o objeto tenha sobrevivido ao desastre, sendo algo que vale a pena ser guardado.


Em entrevista à ISTOÉ, a designer Jennifer Gorsche afirmou que a ação inspirou muitos profissionais da área e que possivelmente o grupo terá apoio para realizar eventos similares futuramente.

Muitas peças foram vendidas em um leilão no mês passado, em que foram arrecadados 15 mil dólares. Outras estão em exposição na internet, sendo que algumas podem ser entregues no Brasil. Para conhecer mais o projeto acesse o perfil da rede social no Facebook.

Com informações da Revista ISTOÉ.
Fotos: Reclaim NYC


Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário