O Consumo Colaborativo é uma prática comercial que possibilita o acesso à bens e serviços sem que haja necessariamente aquisição de um produto ou troca monetária
O consumo colaborativo é o resgate de partilhas tradicionais
perdidas no tempo, como o empréstimo, troca, aluguel e doação. A novidade está
nas tecnologias de rede, que possibilitam esses trâmites em uma escala e forma
nunca antes possível.
A expressão surgiu no começo da década passada nos Estados
Unidos para identificar uma alternativa que surgia ao modelo de consumo
excessivo e desenfreado que caracteriza a sociedade norte-americana desde a
década de 1980.
A ideia do movimento é mostrar que adquirir produtos novos
nem sempre é a opção mais vantajosa, já que muitas vezes o novo se torna
rapidamente obsoleto. Ter acesso ao que se deseja apenas durante o tempo que
for necessário é uma atitude mais dinâmica do que estabelecer compromissos e
arcar com as responsabilidades à longo prazo que a posse acarreta. Esse tipo de
consumo baseado no compartilhamento agrega valor à experiência em detrimento
apenas do ter.
Como funciona
A prática comercial no consumo colaborativo é uma interação
entre partes interessadas em ter acesso ao que o outro oferece
No consumo colaborativo, a estrutura de oferta e demanda não
é tão rígida e limitada como na compra tradicional: não há moeda fixa de
escambo, nem posse única ou total de um objeto. A prática comercial no consumo
colaborativo é uma interação entre partes interessadas em ter acesso ao que o
outro oferece.
Toda esta configuração se mostra compatível com as relações
que estabelecemos na internet, em uma comunicação que não é mais frontal, mas
na qual ocorre produção de conteúdo de ambos os lados: todos são receptores e
emissores ao mesmo tempo. Essa estrutura comunicativa da internet migrou para o
mundo dos negócios na forma do consumo colaborativo: não há mais separação
entre vendedor e comprador, mas uma relação mútua de escambo entre partes.
Fatores de surgimento
Redes sociais –
As redes sociais formaram um público potencial para modelos de negócios online
de troca/aluguel/venda de produtos ociosos. Segundo o blog Consumo
Colaborativo, as plataformas online conseguem agrupar um grande número de
pessoas com interesses em comum e que estão dispostas a compartilhar, formando
um ambiente propício para o negócio colaborativo.
Economia - A
Grande Recessão de 2008 fez com que, principalmente os americanos, começassem a
repensar seus valores e a reavaliar a forma como lidavam com o dinheiro,
resultando na busca de alternativas para economizar. Cenário ideal para o
surgimento de negócios que suprissem as necessidades dos consumidores por
produtos mais acessíveis, além daqueles que precisavam vender algo para
melhorar suas economias.
Preocupação ambiental
- Outra tendência atual que está diretamente relacionada ao surgimento
desse novo tipo de comércio é a preocupação com o meio ambiente e a preferência
por atitudes mais sustentáveis, que atendam às necessidades dos consumidores
sem causar tanto impacto na natureza. Por meio do consumo colaborativo, tem-se
acesso a uma maior gama de produtos sem que haja necessidade de aumentar a
produção dos mesmos. Por sua vez, estes são compartilhados, reutilizados e
pertencem a uma coletividade e não apenas a um indivíduo.
Fonte: Ecodesenvolvimento