quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Casados reciclam mais do que os solteiros, afirma estudo no Reino Unido



Os homens que dividem igualmente as tarefas são mais propensos a compartilhar a reciclagem
Foto: Sxc.hu

Estudo realizado pela Universidade de Essex, no Reino Unido, mostrou que o estado civil das pessoas influencia no descarte correto do lixo. Dos 3.000 casais entrevistados, 79% afirmaram que reciclam.

A pesquisa faz parte do projeto Understanding Society, do Conselho de Pesquisa Econômica e Social do país, um grupo que estuda comportamentos domésticos.

Segundo os especialistas, os casados lideraram o estudo graças às mulheres que ainda assumem as tarefas domésticas. Hazel Pettifor, que comandou a pesquisa, afirmou ao The Guardian que isso provavelmente acontece por uma questão cultural. Enquanto as mulheres preparam os alimentos e lavam a louça, momentos em que a reciclagem é mais propícia, o homem tem o costume de apenas levar o lixo para fora.

O estudo conclui também que os homens que dividem igualmente as tarefas são mais propensos a compartilhar a reciclagem. Já os solteiros perdem para as solteiras. Dos 2.000 entrevistados, 58% dos homens afirmaram que fazem algum tipo de reciclagem enquanto que 69% das mulheres solteiras têm essa preocupação.

No Brasil, ainda não existem estudos ligado a reciclagem e gênero. Mas podemos relacionar essa pesquisa ao país, levando em conta o fato de que no Brasil a maioria das mulheres também assume os afazeres de casa, segundo dados do comunicado de tendências demográficas do Ipea (Instituto dePesquisa Econômica Aplicada).


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário