sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cartilha voltada à indústria ensina como transformar resíduos em novos produtos



 
Imagem: Reprodução

Reaproveitamento de resíduos significa transformar materiais descartados em novos produtos. No Brasil esse segmento industrial ainda é incipiente, ao passo que em outros países já está consolidado. Praticamente se restringe ao reaproveitamento dos entulhos da construção civil na conservação de estradas de terra, conforme noticiou o Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Essa atividade movimenta R$ 12 bilhões ao ano e a maior parte dos resíduos ainda vai para aterros. A falta de articulação entre os integrantes da cadeia produtiva de resíduos é um dos motivos do estágio ainda inicial dessa indústria no país.

Dados ajudam a compreender o potencial para o desenvolvimento desse ramo no mercado brasileiro. Segundo a Pesquisa de Saneamento Básico Nacional, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 99% dois municípios brasileiros possuem serviço de limpeza urbana, 85% serviços de remoção de entulhos e 65% de coleta de lixo especial. Apenas 33% dos municípios possuem sistema para o lixo doméstico coletado e 10% de controle de lixo industrial.
Esse negócio envolve risco e o empreendedor deve se informar bastante e fazer pesquisa antes de implantá-lo. Para interessados em empreender nesse ramo, o Sebrae editou a cartilha Indústria de Reaproveitamento deResíduos, integrante da série Ideias de Negócios Sustentáveis, lançada recentemente.

A cartilha está dividida nos seguintes capítulos: mercado; localização, exigências legais específicas; estrutura; pessoal; equipamentos; matéria-prima/mercadoria; organização do processo produtivo; automação; canais de distribuição, investimentos; capital de giro; custos; diversificação e agregação de valor; divulgação; informações fiscais e tributárias; eventos; entidades; normas técnicas; características específicas do empreendedor; dicas do negócio; bibliografia; e glossário.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário