sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"Big Brother" austríaco transforma resíduos orgânicos em gastronomia


 

Ativistas, cozinheiros e artistas austríacos decidiram demonstrar em reality sohow as possibilidades de reaproveitamento de alimentos que vão parar no lixo
Fotos: Divulgação

Enquanto no Brasil nos resumimos ao Big Brother Brasil, a Fazenda, etc. a Áustria inova na abordagem de reality shows, deixando de lado relações e conflitos pessoais para tratar do desperdício de alimentos. Chamado de Waste Cooking (Cozinhar Resíduos), o programa dirigido por David Gross, uniu ativistas, cozinheiros e artistas austríacos para demonstrar as possibilidades de reaproveitamento de todos os alimentos que vão parar no lixo.


Segundo Gross, a ideia do programa surgiu após conhecer de fato o grande volume de alimentos que é desperdiçado em seu país. Ele conta que a Áustria joga fora em torno de 105 mil toneladas de alimentos comestíveis anualmente. "Embora eu estivesse preparado, a quantidade de resíduos me deixou sem palavras", escreveu no site do programa.


O primeiro episódio mostrou o grupo de catadores reunidos a noite em suas bicicleta, na busca de produtos em caixas de lixo orgânico. Depois que encontravam frutas imaculadas, legumes, queijos e outros alimentos, embalados ou não, eles faziam a limpeza e preparavam receitas, como ensopados de lentilhas e salada de espargos. Posteriormente, os pratos eram expostos para pessoas na rua. Muitas ficaram curiosas enquanto outras torciam o nariz.

Devido ao baixo orçamento, inicialmente o reality era transmitido pela internet, só em dezembro de 2012 a emissora de televisão Okto passou a transmitir, segundo o site NPR. Para conhecer as receitas é só acessar o site do programa.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário