terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Arquitetos constroem moradias sustentáveis no Haiti



Konbit Shelter é o nome dado a um projeto de construção sustentável que trabalha em prol da criação de espaços comunitários no Haiti. O grupo é formato por artistas, construtores, arquitetos e engenheiros que se comoveram com a situação do país após o terremoto de 2010.

Através do projeto são construídas estruturas permanentes, com design criativo e matéria-prima simples. Assim, os especialistas compartilham conhecimento com a comunidade local e as casas são edificadas a partir do esforço mútuo, adaptadas às condições naturais do Haiti.


A principal técnica aplicada às construções é conhecida como superadobe, que consiste na utilização de sacos de polipropileno cheios de terra. Além de ser um processo artesanal e que descarta o uso de grandes tecnologias, este procedimento resulta em moradias resistentes a desastres naturais e ao fogo.


De acordo com o site do projeto, este sistema de construção oferece um modelo facilmente replicável, que pode ser aplicado por homens e mulheres de qualquer comunidade. Para isso, são necessários materiais simples, como terra e apenas 10% de cimento. A madeira praticamente não é utilizada.


Os artistas estão buscando uma interação cada vez maior com a comunidade, para permitir que os moradores locais tenham o acompanhamento de arquitetos de maneira que mais pessoas sejam beneficiadas pelo projeto.


Em todas as casas a estética é bastante valorizada, com o intuito de que os resultados sejam moradias bonitas e agradáveis para elevar a satisfação da comunidade.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário