O principal evento do setor automobilístico dos EUA traz
grandes lançamentos na seara de automóveis que, sejam híbridos ou apenas
elétricos, são sinônimos de economia e de baixa emissão de CO2.
Lexus IS300H
Para aqueles que gostam de carros, esta semana foi um prato
cheio. O Salão de Detroit, que começou dia 14 e a partir de amanhã abre as
portas para o grande público, mostrou o que as montadoras trarão de novidade
nos próximos meses. E, para alegria de quem se preocupa com a sustentabilidade,
vários lançamentos pensam na preservação do meio ambiente. A grande estrela do
evento é o Lexus IS300H, que estará disponível na Europa, Japão e em alguns
mercados internacionais selecionados. O carro híbrido é baseado em um motor a
gasolina de ciclo Atkinson L 2.5, que foi desenvolvido recentemente pela
divisão de luxo da Toyota, sendo combinado a um poderoso motor elétrico. O
carro ainda disponibiliza informações de trânsito e tempo, gratuitamente,
através de seu sistema de áudio e em tempo real.
BMW i3
O conceito da BMW, por sua vez, se encaixa na categoria
premium sustentável, pois tem emissão zero de CO2. Este é o primeiro modelo da
marca totalmente elétrico e deve ser comercializado no Brasil a partir de 2014.
O modelo de três portas é um hatch e também será produzido na versão híbrida.
Ele tem motor com potência máxima de 125kw/170 hp, sendo produzido com
íon-lítio.
BMW ActiveHybrid3
Quem também deu o ar da graça no Salão de Detroit foi o já
conhecido ActiveHybrid3. O carro, que deve ser comercializado no Brasil a
partir do segundo semestre de 2013, combina um motor de combustão e uma
propulsão elétrica híbrida inovadora, já que tem a tecnologia BMW TwinPower
Turbo, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito
velocidades em uma máquina elétrica com gerenciamento inteligente de energia.
Sua autonomia tem propulsão elétrica de até 2,5 milhas, e a potência total do
conjunto motor a combustão e elétrico é de 340 hp.
Nissan Resonance
A Nissan também apresentou carros amigos do meio ambiente,
tendo destaque o conceito Resonance, que mostra a tendência do design dos
crossovers da marca. “Seu design é inteligente, assim como a tecnologia
embarcada. Isso irá assegurar que continuaremos liderando globalmente e por
muitos anos a inovação desse segmento”, afirmou o vice-presidente executivo da
marca, Andy Palmer, durante o lançamento do veículo. Com tração integral, o
carro conta com o eficiente trem de força híbrido-elétrico, que inclui o sistema
“um motor, duas embreagens” criado pela Nissan. Ele combina um pequeno
propulsor a combustão interno com outro elétrico de íon-lítio e um avançado
programa de gerenciamento.
Nissan Leaf
Outra novidade da marca foi o novo Leaf, carro cuja geração
anterior conta com alguns exemplares rodando como táxis em São Paulo. O modelo
elétrico não teve muitas mudanças no visual, mas as suas melhorias fizeram com
que ele tivesse uma verdadeira evolução na eficiência energética. Dentre as características
mais marcantes está um refinamento aerodinâmico para dar maior regeneração da
energia gerada pelas frenagens. O tempo de recarga da bateria também foi
reduzido, caindo pela metade – agora é preciso em torno de 4h para a recarga
total. Isso se deve ao novo carregador de 6,6 kW usado pela marca.
Hyundai HCD-14 Genesis
A Hyundai não deixou por menos e também apresentou novas
tendências, com o conceito HCD-14 Genesis. O luxuoso carro apresenta
tecnologias inéditas como um sistema de acompanhamento da movimentação dos
olhos e controles através de gestos. Mas a maior novidade é o sistema PHEV
(veículo elétrico plug-in), um motor 2.0 GDI que percorre 32 km com uma única
carga em modo totalmente elétrico e, quando a energia fornecida pela bateria
cai abaixo de determinado nível, passa automaticamente para o modo híbrido,
permitindo alcançar distâncias maiores. A bateria pode ser totalmente carregada
em casa em cerca de 3h.
Kia Optima Híbrido
Outro velho conhecido que também está no salão é o sedã da
Kia. O primeiro modelo híbrido da marca apresenta economia de combustível,
operando com emissão zero e modo de condução totalmente elétrico. Sua
velocidade chega a 100 km/h no modo combinado, elétrico-gasolina. Aliás, quando
o carro para e o consumo elétrico torna-se baixo, o motor é desligado para
eliminar completamente o consumo de combustível e as emissões. Sua bateria tem
tecnologia de polímero de lítio, sendo 40% menor em volume e 10% mais eficiente
que a convencional.
Chrysler Jeep Grand Cherokee
O carro da Chrysler não é híbrido nem elétrico, mas tem soluções
voltadas para maior eficiência energética. Isso porque a economia de
combustível foi aprimorada no utilitário-esportivo, já que as versões com motor
Pentastar 3.6 V6 agora consomem 10% a menos de gasolina. A eficiência é ainda
maior no novo motor, a diesel, que será oferecido para o veículo. O EcoDiesel
3.0 V6 chega a fazer 12 km/l na estrada e, dessa forma, também emite menos CO2.
Assim, quando comparado a outros SUVs com motor V8 a gasolina, a economia de
combustível é até 43% menor.
Fonte: Exame