sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Você entende o que realmente te deixa feliz?


A resposta pode parecer simples, mas não é. Refletir sobre a felicidade, além de algo subjetivo e individual, requer disposição para admitir erros e assumir novas posturas, mesmo que pequenas. O ponto de início é avaliar a forma como consumimos. Isso inclui tudo, de alimentação a objetos eletrônicos.

E a época não poderia ser melhor. É nesse momento, a alguns dias do Natal e Ano Novo, que observamos o maior frenesi consumista do ano. Comprar é a palavra que enche as árvores de Natal de presentes e embalagens, mas esvazia o sentido das comemorações.


O projeto Elevme criou um vídeo para disseminar a mensagem de conscientização por um consumo mais inteligente. “Acreditamos que para sermos felizes precisamos consumir mais. Isso aumenta o faturamento das empresas e o PIB. Mas e a nossa felicidade? Vivemos dessa forma e agimos como se não houvesse outro jeito de viver”. E sugere: “O que importa não é o quanto você tem, mas o que você faz com o que você tem, como você aproveita seu tempo ou cuida da sua saúde, por exemplo”.

O Elevme é um aplicativo no qual você escreve e compartilha experiências de consumo. É possível medir o quanto as experiências “abastecem” a sua felicidade e descobrir em quais contextos você se sente mais feliz.

O vídeo aborda uma forma de consumir baseada nos indicadores propostos para avaliar a FIB (Felicidade Interna Bruta) dos países – e não mais o PIB (Produto Interno Bruto). O exemplo vem do Butão, pequeno país entre a Índia e a China que considera ferramentas diferentes do resto do mundo para avaliar o bem-estar da sua população e o desenvolvimento da economia.

Os economistas do FIB defendem que, sozinho, dinheiro não traz progresso e que, na hora de medir a riqueza de um país, a felicidade da população também é importante. 

Assista ao vídeo e comente: você acha que precisa repensar seus hábitos de consumo para viver melhor?


Fonte: Super Interessante

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário