quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Rússia planeja usinas eólicas em área congelada perto do Ártico


A Rússia estuda instalar grandes parques eólicos na região noroeste do país. A eletricidade resultante da estrutura seria comercializada em todo o continente europeu. Esta é a oportunidade de o país entrar de vez no mercado da energia renovável.

O projeto foi apelidado de Rustec e consiste em planejar dezenas parques eólicos conectados a uma rede, que transportará a energia através da Noruega e Finlândia. Os principais argumentos para a construção são de que a usina será barata e promete alta eficiência, devido aos fortes ventos do extremo norte.

“Eu fui inspirado pelo Desertec – o plano de construção de fazendas solares no deserto do Saara, no noroeste da África, que deve fornecer energia para a Europa. Então pensei: por que não produzir energia eólica na Rússia?”, explicou Patrick Willems, gerente do Rustec, ao jornal The Moscow Times. Segundo ele, os resultados nesta faixa de terra seriam superiores às usinas europeias instaladas em alto mar.

Atualmente os russos não têm expressão alguma em termos de produção eólica. São poucos os parques eólicos em funcionamento no país e o maior deles opera com apenas 4,7 megawatts atualmente. O segundo maior, tem capacidade para dois megawatts, mas está fora de operação.

No entanto, transformar este cenário tornando a Rússia uma referência mundial na produção de energia limpa é um dos objetivos governamentais, para que seja possível alcançar a meta de ter 4,5% da eletricidade produzida a partir de fontes renováveis até 2020.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário