quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prêmio Personalidade Ambiental vai para o casal Lélia Wanick e Sebastião Salgado


Centro de excelência nas áreas de recuperação e educação ambiental, desenvolvimento sustentável e mobilização social, o Instituto Terra, criado em 1999 pelo casal Sebastião Salgado e Lélia Wanick dedica-se a restauração da Mata Atlântica. Seus fundadores receberão na quarta-feira, 19 de dezembro, o prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental, durante jantar para convidados, em São Paulo.

“Ficamos muito felizes com esse prêmio, que não é apenas nosso, mas de toda a equipe do Instituto Terra. A Lélia é a principal gestora dessa iniciativa, e eu ajudo na captação de recursos”, afirmou ao WWF-Brasil Sebastião Salgado, fotógrafo reconhecido mundialmente e um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade, notabilizado por registrar a vida dos excluídos em diversas partes do mundo.

Para o fotógrafo, um dos diferenciais do Instituto Terra é ser uma instituição que trabalha diretamente na implementação de projetos no campo.

“Acredito que fazemos um dos mais interessantes trabalhos de conservação no Brasil, promovendo não apenas a consciência ecológica, mas a transformação na vida das pessoas, formando professores, alunos, técnicos agrícolas, gestores públicos, gerando promoção social e renda em nosso entorno”.

Sebastião destacou algumas iniciativas inovadoras do Instituto Terra, como o laboratório de sementes e o viveiro de mudas, que produz atualmente 1,2 milhão de plantas de mais de 350 espécies nativas da Mata Atlântica.

“Queremos chegar a 5 milhões de mudas, numa área de 10 hectares, em regime sazonal (novembro a janeiro), e ser uma referência botânica on-line”.

Reconhecimento à conservação

Entregue a cada três anos, o Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental é concedido a uma pessoa reconhecida por seu trabalho pela conservação da natureza e pela promoção do desenvolvimento sustentável no nosso país.

Os candidatos ao Prêmio são indicados por especialistas em conservação da natureza, e o vencedor escolhido pelo conselho do WWF-Brasil.

A primeira edição do prêmio foi entregue em 2006 a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Em 2009, foi a vez do climatologista Carlos Nobre, coordenador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), integrante do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e atual secretário de políticas e programas de pesquisas e desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fundado em 1999 por Lélia e Sebastião Salgado, o Instituto Terra está localizado na fazenda Bulcão, na cidade mineira de Aimorés. Com uma área de 676 ha, reconhecida como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), a fazenda é a primeira RPPN criada em uma área degradada, neste caso por conta do processo de colonização, com a exploração comercial predatória de madeira, o desmatamento generalizado e atividades agrícolas e pecuárias irresponsáveis.

Com parcerias de governos dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o instituto é financiado por empresas, doações de pessoas físicas, jurídicas e de fundações internacionais. Conta hoje com 130 funcionários e tem capacidade para receber 125 alunos-residentes.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário