sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Porto Alegre se prepara para inaugurar aeromóvel em 2013



Imagine a seguinte situação: você está no trem e precisa ir ao aeroporto. Em uma das estações ferroviárias, entra em um aeromóvel, que te leva até o terminal aeroportuário em 90 segundos, por meio de um trajeto de 998 metros. Gostou? Essa realidade vai fazer parte do dia-a-dia da população de Porto Alegre ainda no primeiro semestre de 2013, segundo a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb), responsável pela implantação do novo modal.

O primeiro aeromóvel da linha Trensurb-Infraero, que fará o trajeto entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, está pronto desde outubro e será testado no Rio de Janeiro.

Uma equipe da empresa foi até a cidade fluminense de Três Rios para avaliar os testes de homologação e inspecionar o A-100. Este é um dos dois veículos que deverá fazer o trajeto de 998 metros entre a estação de trem e o terminal do aeroporto em 90 segundos.
Com capacidade para 150 passageiros, o A-100 teve fabricação concluída no dia 15 de outubro. A outra unidade, o A-200, com capacidade para 300 passageiros, encontra-se em estágio avançado de montagem, segundo a Trensurb. Os veículos irão operar alternadamente conforme a demanda de cada período.

O projeto, orçado em aproximadamente R$ 33,8 milhões (recursos do governo federal), deverá atender a uma demanda diária de 7.756 passageiros. O empreendimento deverá ajudar a mitigar os problemas de mobilidade urbana às vésperas da Copa do Mundo de futebol, que será realizada em 2014, e tem a capital gaúcha como uma de suas cidades-sede.

Aeromóvel?

O Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.


Conforme o EcoD Básico já mostrou, o veículo não tem piloto ou motores, é movido a ar e dispensa a queima de combustíveis fósseis. Outra vantagem: não encara engarrafamentos, até porque circula em vias aéreas.

Na opinião de Fernando Mac Dowell, professor de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o aeromóvel deveria ser implantado em todas as cidades-sede do Brasil para a Copa do Mundo. Segundo o especialista, o aeromóvel é uma obra rápida, barata e com elevada capacidade de transporte de massa.

Dados gerais

Extensão: 998 metros em via elevada.
Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
Tempo estimado do percurso total: 90 segundos.
Investimento estimado: R$ 33,8 milhões. Recursos do Governo Federal.
Prazo estimado para conclusão: primeiro semestre de 2013.
Demanda prevista do sistema: 7.756 passageiros por dia.
Execução das obras: Aeromovel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T'Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).

Fonte: Ecodesenvolvimento 
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