Imagine a seguinte situação: você
está no trem e precisa ir ao aeroporto. Em uma das estações ferroviárias, entra
em um aeromóvel, que te leva até o terminal aeroportuário em 90 segundos, por
meio de um trajeto de 998 metros. Gostou? Essa realidade vai fazer parte do
dia-a-dia da população de Porto Alegre ainda no primeiro semestre de 2013,
segundo a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb), responsável
pela implantação do novo modal.
O primeiro aeromóvel da linha
Trensurb-Infraero, que fará o trajeto entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o
Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, está pronto desde outubro
e será testado no Rio de Janeiro.
Uma equipe da empresa foi até a
cidade fluminense de Três Rios para avaliar os testes de homologação e
inspecionar o A-100. Este é um dos dois veículos que deverá fazer o trajeto de
998 metros entre a estação de trem e o terminal do aeroporto em 90 segundos.
Com capacidade para 150
passageiros, o A-100 teve fabricação concluída no dia 15 de outubro. A outra
unidade, o A-200, com capacidade para 300 passageiros, encontra-se em estágio
avançado de montagem, segundo a Trensurb. Os veículos irão operar
alternadamente conforme a demanda de cada período.
O projeto, orçado em
aproximadamente R$ 33,8 milhões (recursos do governo federal), deverá atender a
uma demanda diária de 7.756 passageiros. O empreendimento deverá ajudar a
mitigar os problemas de mobilidade urbana às vésperas da Copa do Mundo de
futebol, que será realizada em 2014, e tem a capital gaúcha como uma de suas
cidades-sede.
Aeromóvel?
O Aeromovel é um meio de
transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não
motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática
– o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética,
por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta
(semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se
movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Conforme o EcoD Básico já
mostrou, o veículo não tem piloto ou motores, é movido a ar e dispensa a queima
de combustíveis fósseis. Outra vantagem: não encara engarrafamentos, até porque
circula em vias aéreas.
Na opinião de Fernando Mac
Dowell, professor de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), o aeromóvel deveria ser implantado em todas as cidades-sede do Brasil
para a Copa do Mundo. Segundo o especialista, o aeromóvel é uma obra rápida,
barata e com elevada capacidade de transporte de massa.
Dados gerais
Extensão: 998 metros em via
elevada.
Terminais: dois (um na Estação
Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
Veículos: dois (um com capacidade
para 150 passageiros e outro para 300).
Tempo estimado do percurso total:
90 segundos.
Investimento estimado: R$ 33,8
milhões. Recursos do Governo Federal.
Prazo estimado para conclusão:
primeiro semestre de 2013.
Demanda prevista do sistema:
7.756 passageiros por dia.
Execução das obras: Aeromovel
Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T'Trans
(veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).
Fonte: Ecodesenvolvimento