Quinze dos 150 produtos que fazem
parte do projeto nacional Expoarte - Brasil Original – que tem o objetivo de
dar visibilidade ao artesanato brasileiro na Copa do Mundo da FIFA 2014 e
Olimpíadas de 2016 – serão expostos na 17ª edição do Salão de Artesanato
Paraibano, na capital. O evento começou na última quarta-feira (19) e vai até o
dia 20 de janeiro.
Brinquedos populares, trabalhos
em cerâmica, madeira, tecelagens, fios e fibras são alguns dos produtos
comercializados. As peças escolhidas pelo Expoarte terão o selo Brasil Original
e passarão por mostras em diversas cidades brasileiras. “Esses produtos que
estamos selecionando há cerca de um mês terão uma grande visibilidade durante
os eventos esportivos, em várias cidades do país”, afirma a analista do Sebrae
na Paraíba e gestora do Expoarte, Maísa Duarte.
De acordo com a consultora e
pesquisadora Macao Goes, que iniciou a seleção dos produtos junto com o Sebrae
na Paraíba, os trabalhos serão analisados dentre as diversas tipologias
existentes no estado. “Iremos avaliar os trabalhos pela sua originalidade,
qualidade, referência e identidade cultural, acabamento e sustentabilidade. A
Paraíba possui um artesanato muito rico”.
De acordo com informações do
Sebrae Nacional, em 2013 serão montados showrooms nas seis cidades que vão
sediar a Copa das Confederações para expor os produtos selecionados. A
concepção desses espaços de venda vai depender do calendário dos jogos em cada
lugar.
“O projeto não se limita à venda de peças, mas
também promove a nossa cultura por meio do que é produzido pelos nossos
artesãos em todas as regiões. O Brasil vai estar na moda em todo o mundo e o
próprio país vai se olhar com mais atenção”, afirma o coordenador nacional da
Carteira de Artesanato do Sebrae, Maurício Tedeschi.
O tema deste ano do Salão de
Artesanato é o Imaginário Infantil e, de acordo com os organizadores, são
esperados cerca de 180 mil pessoas. Devem participar mais de 700 expositores de
126 municípios paraibanos, com a expectativa de movimentar cerca de R$ 1,5
milhão, valor 20% superior ao comercializado na última edição do evento.
Fonte: Ciclo Vivo