terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Conheça o Obama de escamas, nadadeiras e que vive na água


Barack Obama pode não ter conquistado muitos estados no sudeste dos EUA no caminho para a reeleição, mas certamente seu nome vai ecoar pelos córregos e rios de água doce da região. Isso porque uma nova espécie de peixe descoberta no reduto republicano foi batizada em sua homenagem de Etheostoma Obama.

O pequeno de escamas alaranjadas e azuladas é um tipo de peixe da família de Percidade, comum na América do Norte e pode atingir até 48 milímetros (menos de 5 cm) de comprimento na fase adulta. Ele é uma das cinco novas espécies descobertas pelo ecologista Steve Layman da Geosyntec Consultants e o biólogo Rick Mayden, da Universidade de Saint Louis.


“Nós escolhemos o presidente Barack Obama por sua liderança ambiental, em especial nas áreas de energia limpa e proteção ambiental, e porque ele é um dos nossos primeiros líderes abordar a conservação e proteção do meio ambiente a partir de uma visão mais global ", disse um dos pesquisadores ao britânico The Guardian.


Obama não é o único homenajeado. As outras quatro espécies descobertas na região em 2012 também receberam nomes de ex-dirigentes da Casa Branca, que também se empenharam pela conservação ambiental: Theodore Roosevelt (Etheostoma teddyroosevelt), Jimmy Carter (E. jimmycarter), Bill Clinton (E. clinton) e o ex-vice-presidente Al Gore (E. gore).

Fonte: Exame.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário