quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Artista reaproveita peças industriais para fazer esculturas de robôs


O artista norte-americano Tal Avitzur descobriu nas sucatas uma fonte de inspiração para a criação de esculturas em forma de robôs. Os materiais são recolhidos em celeiros abandonados, canteiros de obras, armazéns desativados e até no lixo.


A primeira vez em que Avitzur teve contato com os materiais descartados foi quando estava em busca de sucatas de bronze, latão e cobre para construir uma bancada de concreto. “Fiquei espantado com o que eu encontrei: aspiradores de pó vintage, polidores de chão, utensílios de cozinha, ferramentas, equipamentos de laboratórios e outras coisas cujo uso original será sempre um mistério”, explica o artista em seu site.


Diante dessa imensidão de materiais e formas, o pensamento que lhe veio à cabeça era o de que se essas coisas não ganhassem uma nova utilidade, elas seriam simplesmente descartadas. Assim começou o trabalho e todo o material encontrado é revitalizado pelas mãos do artista.


As criações são inspiradas em ficção científica, mitologia, gibis e em itens comuns à imaginação infantil. “Cada peça começa com a descoberta da personalidade em um objeto”, declara Avitzur. Por causa dessa individualidade de cada material, não existem duas criações iguais.

As principais peças criadas pelo artista são robôs, que mesclam diferentes tipos de matérias-primas. Além da arte, as obras permitem que a história industrial seja preservada.


Fonte: Ciclo Vivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário