O IEE, Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP,
inaugurou o primeiro entreposto de recarga rápida para carros elétricos em São
Paulo. A tecnologia recarrega 80% de uma bateria em 30 minutos, o que oferece
autonomia de cerca de 180 quilômetros rodados na cidade, a um custo médio de
R$10.
Um dos objetivos do projeto é fazer simulações dos efeitos
do uso de veículos desse tipo sobre a rede elétrica e projetar cenários para o
Brasil. A eficiência e o consumo energético estão sendo testados em modelos
elétricos da Mitsubishi e Fiat. Além disso, uma frota experimental de táxis
elétricos da Prefeitura de São Paulo, com dez veículos da Nissan, é abastecida
diariamente, fornecendo dados que serão essenciais ao projeto, como consumo,
eficiência e vida útil das baterias.
Em entrevista ao Jornal da USP, o coordenador-geral do
projeto, professor Paulo Roberto Feldmann, avalia que o número de elétricos
deverá chegar a cerca de 500 mil unidades até 2012. Algumas projeções
internacionais muito positivas apontam que, até 2030, eles devem ter a mesma
atratividade dos veículos movidos a combustível e que chegariam a 50% da frota.
“Neste horizonte, poderia haver no Brasil uma sobrecarga na rede de
distribuição em horários de pico, caso não sejam feitos cálculos sobre a
capacidade de geração e distribuição de eletricidade, além de um estudo sobre
hábitos dos usuários de veículos elétricos”, indica reportagem do Jornal da
USP.
O preço do carro elétrico não sai por menos de R$150 mil no
Brasil. “O fundamental ainda não existe no Brasil, que é a regulação desse
mercado. Por isso, com base nos estudos, vamos encaminhar ao governo brasileiro
e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sugestões que consideramos
adequadas à regulação desse mercado”, diz o professor.
Fonte: Super Interessante