quinta-feira, 22 de novembro de 2012

USP tem ponto de recarga de carros elétricos para estudar o setor



O IEE, Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, inaugurou o primeiro entreposto de recarga rápida para carros elétricos em São Paulo. A tecnologia recarrega 80% de uma bateria em 30 minutos, o que oferece autonomia de cerca de 180 quilômetros rodados na cidade, a um custo médio de R$10.

Um dos objetivos do projeto é fazer simulações dos efeitos do uso de veículos desse tipo sobre a rede elétrica e projetar cenários para o Brasil. A eficiência e o consumo energético estão sendo testados em modelos elétricos da Mitsubishi e Fiat. Além disso, uma frota experimental de táxis elétricos da Prefeitura de São Paulo, com dez veículos da Nissan, é abastecida diariamente, fornecendo dados que serão essenciais ao projeto, como consumo, eficiência e vida útil das baterias.

Em entrevista ao Jornal da USP, o coordenador-geral do projeto, professor Paulo Roberto Feldmann, avalia que o número de elétricos deverá chegar a cerca de 500 mil unidades até 2012. Algumas projeções internacionais muito positivas apontam que, até 2030, eles devem ter a mesma atratividade dos veículos movidos a combustível e que chegariam a 50% da frota. “Neste horizonte, poderia haver no Brasil uma sobrecarga na rede de distribuição em horários de pico, caso não sejam feitos cálculos sobre a capacidade de geração e distribuição de eletricidade, além de um estudo sobre hábitos dos usuários de veículos elétricos”, indica reportagem do Jornal da USP.

O preço do carro elétrico não sai por menos de R$150 mil no Brasil. “O fundamental ainda não existe no Brasil, que é a regulação desse mercado. Por isso, com base nos estudos, vamos encaminhar ao governo brasileiro e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sugestões que consideramos adequadas à regulação desse mercado”, diz o professor.


Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário