sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Saiba o caminho percorrido pela madeira, da extração ao consumo final


Quando você compra um móvel, tem ideia da rota percorrida pela madeira que foi usada na fabricação? Para ajudar a entender esse processo, a Rede Amigos da Amazônia criou uma animação virtual que mostra os caminhos produtivos – o legal e o ilegal – da madeira.

A Rota da Madeira mostra, passo-a-passo, o que acontece desde o momento em que a árvore é tirada da floresta até quando um bem de consumo chega ao consumidor final.
Infelizmente, o “jeitinho” e a corrupção entremeados no processo fazem com que um terço da produção madeireira amazônica tenha origem ilegal.

A Rota da Madeira começa na fase de extração, com manejo florestal de um lado e fraudes em mapas e documentos de outro. Depois, passa pela fase do transporte, que, sem feito na legalidade, tem documentação para comprovar a origem e destino da carga. A etapa da serraria fala sobre a omissão e alteração de informações para passar pela fiscalização.
A próxima etapa mostra como a atitude da indústria como ponto final do processamento da madeira influencia todas as fases anteriores. Por último, fala sobre o depósito de madeira e o papel do consumidor final, que ao comprar madeira sem certificação alimenta todo o processo.

“O consumo nas cidades interfere na conservação da floresta”, conclui o Rota da Madeira. “No caso da madeira, além da conexão direta com a floresta, a sua exploração está relacionada à carne, à soja, às hidrelétricas e outras atividades econômicas que causam impactos na Amazônia e são sustentadas pelo consumo nos centros urbanos”.

Ou seja, a questão também tem a ver com você! Acesse aanimação e saiba mais!


Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário