segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Maior reserva marinha da África é criada em Moçambique


No começo deste mês, o Conselho de Ministros de Moçambique aprovou a criação de uma Área de Proteção Ambiental nas Ilhas Primeiras e Segundas, ao norte do país.

Os arquipélagos das Primeiras e Segundas são compostos por dez ilhas e estendem-se por uma superfície de mais de um milhão de hectares, com uma faixa terrestre de 205 km. Com isso, a região também ganha o título de maior reserva marinha da África.

A WWF, que fez o anúncio oficial, trabalha no local há oito anos, com foco na conservação da biodiversidade, redução da pesca excessiva e controle das atividades ilegais de turismo. A criação da área vai ao encontro dos apelos das populações locais para a proteção dos recursos naturais.

Segundo o site da WWF de Moçambique, a área é rica em recursos pesqueiros e mineiros e com potencialidades ao desenvolvimento do turismo costeiro. “A relevância social da pesca de pequena escala reflete-se ao longo do arquipélago, considerando a ocorrência de comunidades pesqueiras ao longo da costa continental e o uso das ilhas como centros sazonais de pesca”.

As praias das ilhas são locais de desova da tartaruga verde (Chelonia mydas) e de aves marinhas (Gaivinha-de-dorso-preto). A região também abriga recifes de coral de extensa biodiversidade e valor ecológico e manguezais costeiros com elevada biodiversidade marinha.
  
Fonte: Superinteressante 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário